Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Soluções para Hazmat e Monitoramento em Tempo Real em Incêndios

Publicado em 13/06/2018
Soluções para Hazmat e Monitoramento em Tempo Real em Incêndios

 

Foto: Arquivo RAE Systems

 

A RAE Systems oferece uma variedade de detectores de gases para auxiliar equipes de resposta a emergências, incêndios e HazMat a identificar a presença de produtos químicos tóxicos, materiais combustíveis e elementos radioativos. Essas soluções variam de detectores portáteis compactos capazes de identificar um único gás até detectores multigás que monitoram diversas ameaças.

Os sistemas oferecem informações necessárias aos centros de comando de incidentes e operações de sua empresa por meio de dispositivos habilitados com GPS, conexão wireless, alarmes de homem caído, rastreamento biométrico e integração total com navegadores e tablets, garantindo assim a proteção de todos contra incidentes tóxicos, locais de incêndio, plumas e demais ameaças desconhecidas.

Neste artigo, você encontrará soluções possíveis para proteger seus colaboradores em cada situação passível de ameças, verificando como os monitores de gases podem ser úteis em cada uma das situações: 

 

QBRN

 

Resposta a Emergências QBRN (Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares)

Os primeiros socorristas de hoje podem enfrentar situações que vão desde liberações químicas e de compostos orgânicos voláteis (COV) até de químicos tóxicos industriais (TIC) e agentes radioativos. A RAE Systems oferece unidades superiores de detecção de radiação e produtos químicos multi-ameaças que são portáteis e podem ser integradas com sistemas de terceiros. Essas soluções totalmente imersivas de monitoramento de gás e radiação fornecem a confiabilidade, precisão e facilidade de uso comprovadas que equipes precisam para serem eficazes.

 

Laboratórios Clandestinos

 

Laboratórios Clandestinos

Os laboratórios clandestinos apresentam riscos únicos não apenas para o público em geral, mas também para os profissionais chamados para investigar e remediá-los.

Os profissionais precisam saber o que está presente na estrutura, como realizar a avaliação e abordar as ameaças. Para isso, a RAE Systems fornece as ferramentas para determinar os riscos, detectando vários gases tóxicos, combustíveis, VOCs e TICs em ppm (partes por milhão) ou ppb (partes por bilhão).

Os monitores de detecção de gás podem ser usados para avaliação preliminar do local, protocolos de amostragem, registro de dados e relatórios, para ajudar suas equipes a seguir procedimentos operacionais padrão e seguros.

Entrada em Espaços Confinados

Entrada em Espaços Confinados

Equipes de Bombeiros e HazMat devem entrar em espaços confinados como parte regular de suas tarefas. Detectores portáteis fornecem uma maneira confiável e altamente responsiva de avaliar e monitorar os níveis de oxigênio, deslocamento de oxigênio, combustibilidade, inflamabilidade e toxicidade desses ambientes. Esses equipamentos podem monitorar gases venenosos e usam sensores de fotoionização (PID) para sinalizar a presença de outros compostos orgânicos voláteis (COVs) para manter a segurança dos profissionais durante as operações de entrada ou de resgate.

Essas informações também podem ajudá-los a escolher o equipamento certo, incluindo a cobertura completa da pele e aparelhos respiratórios isolantes de circuito aberto, para realizar seu trabalho com segurança. Além disso, a conectividade sem fio permite o monitoramento remoto para reconhecimento situacional em tempo real.

 

Descontaminação

 

Descontaminação

A identificação precisa de substâncias tóxicas e procedimentos eficazes de descontaminação são partes essenciais do trabalho para as equipes de materiais perigosos e parte das regulamentações de órgãos internacionais como a Occupational Safety and Health Administration (OSHA) e National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH).

Os dispositivos de partes por milhão (ppm) e partes por bilhão (ppb) permitem que as equipes de descontaminação verifiquem com segurança e precisão o perímetro enquanto fazem uma triagem individual dos químicos tóxicos e outros perigos à medida em que surgem no ambiente.

Os monitores de gás da RAE Systems podem ser usados durante todo o processo de descontaminação para verificação de sua eficácia. Além disso, os dispositivos portáteis utilizados em resposta a emergências são totalmente à prova d'água, de modo que também podem ser completamente descontaminados após o uso.

 

Resposta a Emergências

 

Resposta a Emergências

Quando os bombeiros chegam a uma cena, é ideal que eles entendam os riscos presentes no local, estejam eles respondendo a um incêndio na estrutura, a um vazamento químico ou a uma origem desconhecida de uma fatalidade. Com o uso de um detector pessoal de gases é possível identificar potenciais toxinas no ar e vazamentos de compostos.

Os detectores portáteis da RAE Systems podem ser usados para configurar um perímetro monitorado continuamente em torno do local do incidente, para proteger as equipes de resposta, fornecendo conhecimento em tempo real do que está vazando, níveis de toxicidade e dispersão. E como as informações podem ser enviadas a um centro de comando, as equipes que chegam podem obter acesso rápido a níveis e dados de toxicidade via PC, smartphone ou tablet.

 

Revisão de Incêndio

 

Revisão de Incêndio

Depois de um incêndio ter sido suprimido e as equipes se envolverem em operações de revisão geral para identificar fontes potenciais de reignição, vários perigos persistem. O HCN e outras partículas ou gases podem permanecer retidos nas paredes sendo liberados quando resfriados, ou podem cair do teto.

Em uma situação de incêndio, os materiais de construção de hoje podem causar desgaseificação tóxica - mesmo que sejam apenas aquecidos e não queimados.

Os detectores portáteis de gases da RAE Systems podem ajudar a determinar quais toxinas estão no ambiente em primeiro plano da revisão e fornecer as informações em tempo real necessárias para decidir se o local deve ser tratado como uma situação de risco, ou se é seguro remover o Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto (ARICA)

 

Resposta Hazmat

 

Resposta Hazmat

As equipes da HazMat são convocadas para avaliar, neutralizar e descartar as substâncias químicas, biológicas e radioativas mais perigosas em uma variedade de situações graves. As equipes de HazMat devem saber em tempo real exatamente quais ameaças químicas elas enfrentam, quais EPIs devem ser usados e quando a área é segura. Os monitores de detecção de radiação e gás da RAE Systems fornecem informações 24/7/365, em qualquer lugar, a qualquer momento, em tempo real, fornecendo dados situacionais que podem ajudar a agilizar a resposta e a correção de incidentes, melhorando a notificação da comunidade e aumentando a segurança pública.

Monitores de gás portáteis, pessoais ou montados em caminhões permitem que as equipes da HazMat identifiquem, de maneira rápida e sem fio, as ameaças quando entram em cena.

A equipe pode então estabelecer um perímetro com monitores RAE Systems resistentes e testados em campo na borda da zona de risco que enviam dados em tempo real sem fio para um centro de comando remoto ou para outras equipes, especialistas em remediação e líderes de segurança pública.

O software avançado de modelagem permite que as equipes prevejam onde as plumas podem acabar com base nas condições atuais. E com monitores fisiológicos, os profissioanias podem ser monitorados quanto a estresse por calor ou outros problemas físicos. Como as equipes de resposta podem ser de locais diferentes e sob comandos diferentes, os produtos da RAE Systems podem se interconectar a dispositivos e redes de terceiros para fornecer uma visão abrangente de possíveis ameaças.

 

Soluções em Detecção de Gases

 

A Ag Solve oferece detectores de gases (portáteis e fixos) e sistemas de gerenciamento completos para aplicações de segurança do trabalho e operações de Hazmat.

Os detectores de gases da RAE Systems são desenvolvidos para manter a segurança operacional completa de sua empresa, priorizando sempre a qualidade em seus produtos e dados fornecidos. Estes dispositivos portáteis e fixos são fundamentais para o controle de ameaças causadas por gases – não detectáveis a olho nu. E podem manter a segurança contínua do perimetro total da empresa e de seus colaboradores.

Para mais informações sobre os equipamentos de monitoramento e detecção de gases, entre em contato conosco através do telefone (19) 3825-1991, do WhatsApp (19) 99168-6639 ou pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br.
 

 

Fonte: Fire & Hazmat, RAE Systems

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp