Cadastre-se ou faça login Youtube LinkedIn Twitter Facebook

Notícias > Detecção de Gases e o Monitoramento de Espaços Confinados

Publicado em 22/02/2018
Detecção de Gases e o Monitoramento de Espaços Confinados

 

Foto: Arquivo Ag Solve


 

Sem o monitoramento adequado, ameaças silenciosas podem prejudicar o desenvolvimento de atividades em espaços confinados. E para processos como esses é essencial garantir formas seguras de controle para os colaboradores.


Neste artigo, entenda melhor qual o papel de detectores de gases na luta diária contra os perigos que os espaços confinados podem oferecer.

 

Falta de Gerenciamento x Implantação de Procedimentos Seguros

 

Ignorar medidas essenciais de controle - não garantindo ambientes seguros de trabalho para os colaboradores sujeitos à periculosidade de espaços confinados, como: tanques, galerias e tubulações -, é enfrentar diariamente graves riscos que podem levar não só à suspensão das atividades realizadas pela empresa, bem como, um perigo iminente para todo o perímetro em que a instituição se encontra instalada.

Numa rotina intensa e exposta, como a de um trabalhador de espaços confinados, assegurar a sondagem contínua da atmosfera onde a atividade será realizada é um dos quesitos básicos que comprovam a real segurança do ambiente e do procedimento a ser feito.

Para tanto, providenciar a implantação de uma infraestrutura bem elaborada à sua realidade de trabalho - com sinalizações das áreas de risco, gestão de saúde e segurança ocupacional e utilização de técnicas de prevenção -, garante o desenvolvimento de procedimentos mais seguros. Com o uso de detectores de gases pessoais nas atividades em espaços confinados já é possível realizar o acompanhamento adequado, tendo em vista a saúde ocupacional de seu operador. Porém, existem, ainda, sistemas completos de gerenciamento que podem envolver softwares e detectores de gases semi-fixos que são capazes de criar um ambiente ainda mais inviolável, dando ao usuário-gestor um panorama mais amplo da operação como um todo.

Um único detector pode verificar a presença ou ausência de vários gases que podem influenciar em toda a execução de trabalho, protegendo o colaborador. Neste caso, um detector de gases basicamente funcionaria como um EPI a cargo do monitoramento operacional contínuo. Enquanto uma rede mais complexa com softwares e detectores de gases semi-fixos - interligados a esse único detector incorporado ao cinto de segurança do operador -, seria ideal para empresas que exercem várias atividades em diferentes localidades de espaços confinados ao mesmo tempo, assegurando processos gerenciais abrangentes.

 

Monitorando Espaços Confinados

 

Para o resguardo diário de operações em espaços confinados e processos gerenciais com qualidade em segurança do trabalho, a utilização de detectores de gases traz seguridade e controle para tomadas de decisões mais assertivas em tempo real. Evitando qualquer tipo de dano físico à empresa e a qualquer colaborador envolvido na atividade.

A implantação de detectores de gases pode garantir o monitoramento de qualquer tipo de composto orgânico volátil presente no ambiente, assim como o acompanhamento de gases tóxicos e combustíveis. Para cada aplicação há um equipamento ideal a ser indicado, por isso é ideal que exista uma consulta prévia para melhor atendimento de sua demanda.

Em casos de dúvidas, entre em contato com nossos especialistas para maiores informações.

 

Leia Também: Quais as Opções de Sensores para Detecção de Gases?

 

 

Soluções em Detecção de Gases

 

A Ag Solve oferece detectores de gases (portáteis e fixos) e sistemas de gerenciamento completos para aplicações de segurança do trabalho e coordenação de atividades em espaços confinados.

Os detectores de gases da RAE Systems são desenvolvidos para manter a segurança operacional completa de sua empresa, priorizando sempre a qualidade em seus produtos e dados fornecidos. Estes dispositivos portáteis e fixos são fundamentais para o controle de ameaças causadas por gases – não detectáveis a olho nu. E podem manter a segurança contínua do perimetro total da empresa e de seus colaboradores.

Para mais informações sobre os equipamentos de monitoramento e detecção de gases, entre em contato conosco através do telefone (19) 3825-1991, do WhatsApp (19) 99168-6639 ou pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br.
 

 

Por Andressa Lemos

Precisa de ajuda para escolher a melhor solução para sua aplicação?

Nossos especialistas podem ajudá-lo. Entre em contato.

Fale Conosco