Cadastre-se ou faça login Youtube LinkedIn Twitter Facebook

Dicas e Soluções > Quais são as vantagens de um sistema detecção de raios?

Publicado em 11/12/2017
Quais são as vantagens de um sistema detecção de raios?

Foto: Unplash | por Duncan Maloney

 

O Brasil ainda hoje é conhecido como o país dos raios. Nossa primavera e nosso verão são os principais responsáveis por esse título. A razão? Simples: elevadas temperaturas que aumentam as taxas de possíveis tempestades e incidências de raios.

A cada ano com o aumento de fenômenos intensificados pelo aquecimento global, o risco de colaboradores que trabalham em locais expostos se torna maior, principalmente nessas épocas de tempo instável.

monitorar ocorrências de raios em espaços a céu aberto se torna uma alternativa segura para impedir qualquer tipo de acidente.

 

Principais Vantagens

 

1 – Monitoramento em Tempo Real

Detectores de raios verificam tempestades próximas e campos elétricos, indicando onde o primeiro raio pode cair.

Todos esses dados podem ser exibidos em gráficos no software do equipamento via PC ou notebook, ou ainda enviar notificações via e-mail ou via SMS para as versões mobile.

 

2 – Zoneamento de Risco

Equipamentos para monitoramento e detecção de raios, auxiliam o usuário não só no desenvolvimento de planos antecipados de evacuação, como na visualização de locais de maior risco para as incidências de descargas atmosféricas.

 

3 – Gerenciamento de Segurança Ocupacional

Com o apontamento de áreas de risco e planos de segurança feitos através da detecção de raios, as organizações aumentam sua proteção e garantem um lugar de trabalho mais seguro para seus colaboradores.

 

4 – Empresas ainda mais Seguras

Ainda que não haja nenhuma norma regulamentadora para este tipo de monitoramento, é de extrema importância que a empresa oriente sua equipe e planeje suas tarefas com procedimentos básicos em situações de emergência com tempestades e descargas elétricas, garantindo a qualidade de vida de todos.


 

Leia também: Detecção de Raios: como funciona e qual sua importância?
 

 

Soluções em Monitoramento de Raios

 

Com a instalação de sistemas de detecção de raios, é possível prever incidências de raios com o tempo necessário para evitar riscos de segurança ocupacional e prejuízos econômicos e materiais.

De acordo com Mauro Banderali, diretor técnico da Ag Solve, “qualquer trabalhador de campo está sujeito a incidência de raios nesta temporada de tempestades, dentre os principais estão: agricultores, trabalhadores do ramo de construção civil, e operadores de campo em aeroportos”, ele ainda indica: “iniciar um monitoramento constante e rigoroso das áreas passíveis de descargas elétricas é essencial para que gestores tenham as informações necessárias como local e horário específicos em que uma ameaça pode ocorrer para tomarem a melhor ação, favorecendo a administração de segurança ocupacional e patrimonial.”

A Ag Solve oferece detectores de raios que podem ser utilizados para segmentos industriais, de construção civil, agricultura, segurança do trabalho, entre outros. Os equipamentos utilizados para este acompanhamento são capazes de notificar o usuário sobre tempestades próximas em sua rede de computadores, em seu e-mail, via SMS ou ainda, através de sirenes que podem servir de alertas para paradas programadas. Realizando análises em tempo real em até 480 km de distância.


Para mais informações sobre os equipamentos de monitoramento e detecção de raios, entre em contato conosco através do telefone (19) 3825-1991, do WhatsApp (19) 99168-6639 ou pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br.

 

Por Andressa Lemos

Precisa de ajuda para escolher a melhor solução para sua aplicação?

Nossos especialistas podem ajudá-lo. Entre em contato.

Fale Conosco