Cadastre-se ou faça login Youtube LinkedIn Twitter Facebook

Dicas e Soluções > Detecção de Raios: como funciona e qual sua importância?

Publicado em 10/10/2017
Detecção de Raios: como funciona e qual sua importância?

 

Foto por: Tao Yuan em Unsplash

 

A detecção de raios é uma ferramenta fundamental para o apontamento de áreas de risco e desenvolvimento de planos de segurança mais avançados.

Monitorar redes de descargas atmosféricas, suas condições e acompanhar de perto o comportamento de tempestades ajuda no desenvolvimento de zoneamentos de risco e no processo de prevenção e proteção de muitas plantas industriais e agrícolas, além de minimizar suas perdas materiais e físicas.

Com um sistema de detecção de raios, o curso de tomadas de decisões se torna mais coerente e certeiro. Dando sequência a planos de segurança mais efetivos de acordo com a realidade do ambiente trabalhado.

Se você busca uma solução para entender melhor o comportamento de tempestades e quando irão ocorrer as tão clamadas descargas elétricas, abaixo esclarecemos sobre o monitoramento de raios que pode auxiliá-lo neste processo:

O sistema de detecção de raios pode ser utilizado para segmentos industriais, de construção civil, agricultura e segurança do trabalho. Em conjunto, os equipamentos utilizados para este acompanhamento são capazes de notificar o usuário sobre tempestades próximas em sua rede de computadores, ou ainda, através de sirenes que podem servir de alerta para paradas programadas.

Realizando análises em tempo real referentes as diversas variáveis que constroem um mapa de descargas atmosféricas, e caracterizam o ambiente monitorado em até 480 km .

 

Como são compostos os Sistemas de Detecção de Raios?

 

Os sistemas de detecção de raios podem ser compostos de duas formas: por detectores de curto alcance capazes de coletar dados dentro de uma área de 38 km e um software que indica em gráficos os níveis de alerta, de acordo com a análise do campo magnético monitorado e a probabilidade de incidência de descargas atmosféricas.

Ou por detectores de longo alcance que podem monitorar as descargas atmosféricas em uma área de até 480 km de forma fixa ou portátil, de acordo com a necessidade do usuário.

 

O que os Sistemas de Detecção de Raios monitoram?

 

Os equipamentos de monitoramento de detecção de raios são divididos entre sistemas de curto ou longo alcance.Veja abaixo as diferenças:

 

Sistema de Curto Alcance

 

Para esse sistema, os componentes necessários são: um detector de curto alcance de alta precisão com um software que fornecerá a leitura dos dados coletados em tempo real. Com ele é possível analisar em gráficos a formação de campos magnéticos na atmosfera e o comportamento de descargas elétricas dentro do perímetro de até 38 km.

O equipamento é ideal para o monitoramento de tempestades próximas e a análise de condições que podem preceder a primeira incidência de raio na região monitorada.

Em um mesmo software desse sistema podem ser integrados até 4 detectores de curto alcance, para a criação de uma rede mais completa de monitoramento.

 

Sistema de Longo Alcance


Neste sistema, o usuário pode escolher detectores de raio em formato de monitoramento fixo ou móvel. Eles são capazes de alertar a ocorrência de tempestades de raios próximas e severas através de um software instalado em um notebook ou desktop.

Os equipamentos possuem alarmes internos que podem ser pré-programadoso de acordo com uma distância limite em que as incidências podem acontecer para que o acionamento do alarme e as notificações obtenham a devida acurácia que o usuário precisa para desenvolver planos de segurança avançados.

Estes equipamentos são ideais para planejamentos avançados de evacuação e segurança ocupacional. Também são indicados para usuários que precisam criar uma rede mais complexa de detecção, como por exemplo no monitoramento de plantas industriais, petrolíferas e agrícolas.

 

Por que a implatanção de Sistemas de Detecção de Raios é importante?

 

A primavera e o verão brasileiros são responsáveis pela elevação de temperaturas que favorecem as taxas de tempestades e incidências de raios em todo o território nacional. É nesta época que 90% dos casos de risco ocorrem e por isso a detecção de raios e o monitoramento constante de tempestades se torna essencial.

Com esses sistemas se torna possível prever eventos, evitar riscos de segurança ocupacional e perdas materiais.

Os equipamentos de longo alcance para monitoramento de raios, auxiliam o usuário não só no desenvolvimento de planos antecipados de evacuação, como na visualização dos locais de maior risco para as incidências de descargas atmosféricas.

 

Realidade dos Raios no Território Brasileiro

 

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE), o Brasil tem em média 77,8 milhões de raios por ano, tornando-o líder mundial na incidência desse fenômeno.

Além disso, o estudo também indica que a cada ano, cerca de 300 pessoas são atingidas por raios e 100 delas são levadas a morte. Apesar dessas ocorrências estarem diminuindo ao longo dos anos, a estatística ainda é elevada comparada aos números de países desenvolvidos.

 

Conheça mais sobre os sistemas que podem integrar sua rede de monitoramento

 

EFM-100C - Monitor de Campo Magnético

É um detector de menor alcance para monitoramento de tempestades próximas. O EFM-100 é também um detector de campos elétricos, ideal para verificar o local em que o primeiro raio pode cair.

Ele mede o campo elétrico estático gerado por nuvens de tempestade, detecta raios próximos, e também pode detectar as condições atmosféricas que precedem o relâmpago. Os dados do campo elétrico são exibidos em gráficos no software que pode ser instalado tanto em PC quanto em notebook.

 

LD-250

Detector de raios para escritório, carro, caminhão ou barco.

Ele é ideal para detecção de descargas elétricas com a distância de até 480km do raio de onde o equipamento está instalado. E pode demonstrar os dados na tela de qualquer computador ou notebook.

O LD-250 demonstra em uma tela de computador a ação dos raios em tempo real, sendo capaz de mostrar a atividade da tempestade em até 480 km em todas as direções de sua localização para que você possa rastrear a posição, a velocidade e a direção. Com GPS opcional ou bússola Fluxgate, você pode usar o LD-250 para perseguir ou evitar a tempestade em seu carro, caminhão ou barco.

Além disto o detector possui um dispositivo que permite que ele esteja sempre procurando raios, mesmo que o computador esteja desligado. Um alarme sonoro e uma luz intermitente alertarão o usuário para ligar o computador e receber dados completos sempre que forem detectados ataques. Luzes do painel frontal e alarmes sonoros também indicam quando as tempestades estão próximas, de acordo com os termos programados pelo usuário. O computador pode ser configurado para soar um alarme ou mostrar uma janela pop-up para indicar tempestades próximas.

 

LD-350

É um detector de longo alcance, ideal para planos avançados de segurança. 

Capaz de se conectar a computadores através de portas USB ou de criar redes através de unidades independentes de detecção, o detector de raios Boltek LD-350 demonstra um mapa dos raios em tempo real em seu computador portátil ou PC.

Dentro de milissegundos de um relâmpago, o detector emite um sinal sonoro e exibe em seu computador o local do próximo incidente.

A antena de direção do LD-350 mede a direção do raio enquanto o receptor do equipamento estima a distância da força do sinal recebido. O processamento avançado de sinais em software melhora a precisão da distância do incidente, reduzindo os efeitos das variações de energia dos raios.

O LD-350 pode alertar tempestades próximas e severas. Se uma tempestade for detectada próxima de uma distância predefinida ou a taxa de disparo exceder um limite predefinido, o LD-350 emitirá um alarme interno e ativará o alarme do computador ou a notificação do arquivo WAV.

 

Por Andressa Lemos

Precisa de ajuda para escolher a melhor solução para sua aplicação?

Nossos especialistas podem ajudá-lo. Entre em contato.

Fale Conosco