Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Equipamentos facilitam avaliação do impacto de efluentes

Publicado em 28/05/2008

As exigências da legislação ambiental têm obrigado empresas e indústrias a buscar soluções cada vez mais eficazes para seus processos produtivos, com o intuito de minimizar o descarte de efluentes no meio ambiente.  Começa a despertar maior interesse a implantação e o uso de sistemas de tratamento de efluentes para a reutilização de água, óleo, metais, além da implantação de sistemas para o monitoramento destes efluentes, sejam eles industriais, agrícolas ou domésticos. “O monitoramento permite avaliar os parâmetros e os limites da emissão destes efluentes, mas para isto é necessário um sistema de monitoramento que seja confiável e contínuo”, explica a técnica química Melanie Lopes, da empresa de monitoramento Ag Solve. Atualmente, a empresa disponibiliza no mercado dois amostradores de água e sedimentos: o SD900 e o SD900MAX, que coletam dados precisos e constantes, facilitando a avaliação do impacto dos efluentes. “A amostragem por meio destes equipamentos permitem a coleta de informações sobre as características da descarga do efluente, necessária para o calculo do impacto nas águas de recepção (rios e córregos)”, afirma ela. Segundo a técnica, a precisão e o histórico dos resultados, possíveis com estes equipamentos, são melhores por causa da coleta automática de amostras, inviabilizando a coleta manual pela imprecisão dos dados e pelos custos. Entre as aplicações possíveis estão o monitoramento de compostos arrastados por enxurradas, amostragem da descarga de águas industriais residuais, amostragem de sedimentos, acompanhamento de processos, coleta de amostras baseadas na alteração das características da água ou amostragens programadas. Os equipamentos podem ser utilizados para o monitoramento em água potável, esgotos, indústrias, sistemas de coleta (estação de tratamento de água), químicas, petroquímicas, área florestal e agrícola.

O amostrador SD900MAX possui um mecanismo movido por uma bomba peristáltica, que colhe um volume determinado de efluente e o armazena em garrafas internas podendo ser refrigeradas ou não. Além de prático e seguro, o SD900MAX atende às normas de exigência da Estação de Tratamento de Água (ETA) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) por permitir o monitoramento da qualidade do efluente e ser parametrizado para a coleta de acordo com os valores desta.

 

Especificações técnicas:

O amostrador portátil ou fixo da série Sigma 900 é robusto e eficiente para fazer amostras em quaisquer ambientes. Apresenta uma capa resistente moldada externamente em ABS e um controlador bem vedado contra condições hostis, umidade e ambientes corrosivos. O controlador está em conformidade com NEMA 4X, sob seis normas de isolação (capazes de suportar spray salino, imersão de 2 m em água durante um período mínimo de 30 minutos); todos os componentes eletromecânicos são isolados enquanto o teclado e o mostrador são cobertos por membrana impermeável, resistente à corrosão. Os conectores selados (mesmo sem nivelamento) e a bomba de eixo selado foram desenvolvidos para proteger ainda mais a unidade. Assim que a amostra é recolhida, é mantida dentro de um ambiente termicamente isolado, com dupla parede de isolamento térmico que compõe a base. Os equipamentos da série Sigma 900 são de cor bege claro, o que ajuda na reflexão do calor.

O amostrador portátil ou fixo SD900MAX possui como diferencial, em relação ao SD900, a função receber dados de vazão e sondas de qualidade da água em seu controlador, sendo que estes dados podem ser registrados ou usados como condicionantes na amostragem dos efluentes.

 

Ambos possuem como características:

 

  • Alimentação com baterias ou AC
  • Coleta em um ou múltiplos recipientes
  • Integridade da amostragem
  • Amostragem configurada em tempo ou qualidade do efluente
  • Fácil operação com grande eficiência
  • Pequeno, leve e portátil
  • Grande durabilidade com construção resistente
  • Controlador selado

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp