Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Empresas investem em produtos Boltek para monitoramento de raios e proteção

Publicado em 27/03/2015
Empresas investem em produtos Boltek para monitoramento de raios e proteção

foto por Victor Affonso.

 

No Brasil, a probabilidade de tempestades e descargas elétricas mais intensas aumentou consideravelmente durante os anos nas regiões urbanas e rurais. E isso se deve às mudanças climáticas que têm deixado as regiões do país cada vez mais secas e com chuvas mais pontuais e carregadas.

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), pertencente ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a previsão de incidências dessas descargas elétricas era de aumento nesse verão no Brasil. Com a maior quantidade de descargas previstas nas Regiões Norte e Nordeste e uma concentração de raios durante o mês de março de 2015 na região Sul do país.

Atualmente, o Brasil ocupa o posto de campeão em incidências de raios, com cerca de 50 milhões de descargas por ano, de acordo com o coordenador do Grupo ELAT, Osmar Pinto Junior. E o alerta não para por aí, em 2014, houve o registro de 98 mortes por essas incidências – número também divulgado pelo ELAT, em um levantamento feito em janeiro deste ano.

Mas, o que realmente torna a situação bastante preocupante e exige mais atenção dos administradores de empresas, fazendas e clubes para o investimento em equipamentos que criem rotinas de monitoramento de raios em suas dependências e maiores proteções em áreas expostas, é a grande dificuldade de previsibilidade do tempo, em função da enorme rapidez entre os eventos climáticos nos dias de hoje.

As descargas atmosféricas estão em maior número e intensidade e é essencial que para a diminuição do número de vítimas tanto em áreas rurais, quanto em áreas urbanas, instituições se empenhem na aplicação de ações preventivas, principalmente, nos meses de verão, onde as ocorrências são mais numerosas.

Clientes da Ag Solve que contam com os detectores de descargas elétricas da linha Boltek, revelam que a prática de atividades em campo aberto pode expor seus clientes e funcionários ao risco de serem atingidos por raios em caso de fortes tempestades, e que apenas com o monitoramento contínuo e detecção das áreas ameaçadas, medidas preventivas podem ser tomadas, evitando, assim, incidentes.

Com a aplicação de produtos da linha Boltek, como o StormTracker, a empresa pode antecipar as incidências de descargas elétricas e alertar aos frequentadores expostos - através de dispositivos de sinalização internos - sobre a probabilidade de ocorrências na área determinada com antecedência suficiente para que eles se abriguem em local seguro.

Os clientes também ressaltam que os equipamentos têm como ponto forte a sensibilidade de captação de onda magnética de fenômenos naturais e a visualização dos eventos climáticos em tempo real que tornam o monitoramento prático e preciso.

 


Informações adicionais

 

Além do modelo StormTracker, a Ag Solve oferece mais três versões de equipamentos da Linha Boltek: o LD-250 que detecta raios em tempo real e pode ser instalado em veículos como: carros ou barcos, o LD-350 que detecta e classifica o tipo de raio e possui entrada para GPS e o EFM 100 que detecta campos magnéticos e indica neles as possibilidades de raios. Produtos de aplicação simples e monitoramento rápido e preciso que podem se encaixar de acordo o projeto, necessidade ou interesse de cada cliente.

 

Entre em contato com nosso setor comercial para mais informações: (19) 3825- 1991 - vendas@agsolve.com.br

 

*Por Andressa Lemos

 

(Fontes: A Críticia, O Dia, Portal ELAT)

 

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp