Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Doxor aposta na confiabilidade das sondas Aquaread

Publicado em 12/08/2014
Doxor aposta na confiabilidade das sondas Aquaread

Precisão nas leituras dos dados, qualidade e baixa necessidade de manutenção foram fatores essenciais na escolha por equipamento da Aquaread, distribuído pela Ag Solve. Tecnologia é utilizada no monitoramento de águas subterrâneas contaminadas

A contaminação das águas subterrâneas tornou-se um problema ambiental complexo e extremamente grave, que impacta diretamente o meio ambiente e a sociedade. A disposição indiscriminada de resíduos no ambiente durante décadas, consequência do aumento das atividades poluidoras e da industrialização, contaminou o solo e a água de muitas áreas, transformando-as em grandes passivos ambientais. Os contaminantes depositados na superfície, através de vazamentos, infiltram-se lentamente pelo meio poroso e atingem as águas do lençol freático. Por conta deste risco, em todas as fases da contaminação do meio ambiente subterrâneo devem ser utilizadas técnicas especiais para avaliação e remediação, já que o comportamento dos contaminantes depende tanto das propriedades físicas e químicas do aquífero quanto das interações de suas propriedades com o meio ambiente.

Para monitorar e solucionar problemas como a contaminação e poluição de aquíferos, muitas empresas e instituições estão utilizando produtos da linha de sondas para qualidade da água Aquaread, comercializadas exclusivamente pela Ag Solve no Brasil. A mais recente aquisição foi realizada pela Doxor Remediação Ambiental, que está aplicando a sonda na amostragem de baixa vazão em poços de monitoramento, ensaios para dimensionamento de sistemas de remediação (Ensaio Piloto) e monitoramento da eficiência dos sistemas de remediação.

“A Doxor conta atualmente com uma unidade do modelo Aquaread AP2000. O equipamento é uma excelente ferramenta para o monitoramento dos parâmetros físico-químicos, que ajudam na avaliação da qualidade da água subterrânea. Contribui nos processos de remediação ambiental e também nos processos de amostragem de baixa vazão, já que, durante a purga, o equipamento é utilizado para observar a estabilização dos parâmetros que permitem a coleta de uma amostra representativa do aquífero. O equipamento supre a necessidade de coleta de informações (dados) dos parâmetros físico-químicos de cada um dos poços de monitoramento, contribuindo para um maior entendimento da área”, especifica Mauricio Prado, coordenador de Projetos da Doxor Remediação Ambiental.

Aquaread garante eficiência e precisão no monitoramento da água 

Os parâmetros que estão sendo mensurados pela Doxor com a AP 2000 são: temperatura, condutividade, ORP, oxigênio dissolvido (OD), pH e turbidez. “A sonda Aquaread proporciona leituras rápidas e precisas dos parâmetros físico-químicos do poço monitorado. Além disso, o equipamento apresenta baixa necessidade de manutenção e tem um processo bem prático de calibração dos sensores”, considera Prado.

Mauro Banderali, especialista em instrumentação ambiental da Ag Solve, explica que as sondas Aquaread são equipamentos de alta tecnologia, capazes de mensurar os mais diversos parâmetros em estações de tratamento de água (ETA’s), estações de tratamento de esgoto (ETE’s), indústrias, bacias hidrográficas, poços, aquíferos (low flow subterrâneo), entre outros locais. “As sondas mutiparamétricas Aquaread são capazes de identificar temperatura, turbidez, pressão atmosférica, oxigênio dissolvido mg/l, oxigênio dissolvido, saturação, condutividade elétrica, condutividade elétrica absoluta, total de sólidos dissolvidos, resistividade, salinidade, gravidade específica da água do mar, pH, pH/mV, ORP, latitude, longitude, altitude e profundidade, entre outros parâmetros”, afirma. Segundo o especialista, “as sondas Aquaread mensuram a qualidade da água em tempo real e o logger da Ag Solve (AgLogger) permite o armazenamento e pré-tratamento das informações, validação e transmissão por celular, rádio ou satélite para um banco de dados, para análise em tempo real ou futura”.

O coordenador de Projetos Mauricio Prado afirma ainda que a sonda permite a utilização de GPS para marcar o local onde o monitoramento está sendo realizada. “A equipe da Doxor vem utilizando o equipamento constantemente, tanto para amostragem de água subterrânea como também na realização de ensaios e monitoramentos, e vem gostando da operação do equipamento e também dos resultados obtidos”, analisa.

Larga experiência em remediação

A Doxor está presente no mercado desde 2003, onde atua com remediação de áreas contaminadas e montagem de diversos tipos de sistemas de remediação ambiental, preparando o sistema de acordo com a necessidade de cada cliente. “A Doxor possui grande experiência com os seguintes sistemas: Multi-Phase Extraction (MPE), Dual-Phase Extraction (DPE), Soil Vapor Extraction (SVE), Pump and Treat (Bombeamento e Tratamento), In Situ Chemical Oxidation (ISCO) e Electrical Resistance Heating (ERH). A empresa também atua com equipes para instalação, operação, manutenção e monitoramento de sistemas de remediação ambiental, equipes para realização de ensaio piloto, equipes de amostragem de água subterrânea (todas seguindo a Norma Técnica NBR 15847 - 2010), além de equipes para monitoramentos de gases, entre outras atividades”, destaca Maurício Prado.

Para mais informações sobre as sondas Aquaread, clique aqui!

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp