Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Equipamentos otimizam uso e conservação de barragens em mineradoras

Publicado em 29/04/2008

Com o intuito de otimizar o uso do volume disponível e aperfeiçoar a segurança da barragem de rejeitos finos (lama) de minério de ferro, um estudo com dois equipamentos da Ag Solve Monitoramento Ambiental foi realizado na Samarco Mineração, e obteve ótimos resultados, segundo a Engenheira de Processos da Samarco Mineração, Daviely Rodrigues Silva. Foram utilizados uma estação meteorológica automática, para monitorar a evaporação e a pluviometria na barragem, e um Levelogger, para estabelecer o perfil de piezometria na camada de lama. As medições tiveram como objetivo conhecer mais sobre o processo de ressecamento do rejeito fino de minério de ferro em uma área teste da barragem da Samarco e obter, também, um banco de dados para modelar o processo de ressecamento dessa lama. "Coletamos muitas informações e os resultados foram excelentes, e já gerou até um artigo sobre o uso do equipamento para esta finalidade”, afirma Daviely, que acrescenta: “Nosso medo inicial, no caso do Levelogger, era que a lama, por ser composta de material sólido fino, contaminasse ou danificasse o equipamento, mascarando alguma informação, mas isto não ocorreu e tudo foi muito satisfatório".

Daviely explica que sabendo como o material se comporta, é possível estabelecer um esquema de disposição que permita otimizar o volume útil da barragem, acelerando a retirada da água e conseguindo um adensamento mais rápido, com redução do volume. "O Levelogger permite acompanhar a evolução dos recalques do depósito e assim estimar os modelos para previsão de deposição no reservatório, a altura necessária de contenção e o tempo de vida útil da barragem. Quanto mais se sabe sobre isso, mais se pode postergar a utilização de outras áreas, utilizando melhor a área já alterada, sem alterar as demais. Já a estação meteorológica automática, traz o histórico de dados de pluviometria e evaporação, possibilitando dimensionar as estruturas hidráulicas e os vertedouros da barragem para retirar a água superficial, permitindo uma operação mais segura", diz ela. A engenheira de processo também destaca que o Levelogger permite a realização de testes em várias profundidades, em locais de difícil acesso. "A mobilidade do equipamento foi o grande diferencial neste trabalho. Outra facilidade é podermos obter as informações do local monitorado com resposta em tempo real", destaca a engenheira.

Um desenvolvimento recente de uso do Levelogger foi seu emprego para monitorar o ganho de resistência não drenada de um depósito de lama, onde o monitoramento da pressão da água da camada de lama foi associado com as medições de resistência com um equipamento de palheta. Nesta última pesquisa, o problema de uma potencial obstrução de medida da pressão da água nos poros da lama foi resolvido pela introdução de uma pequena peça roliça cerâmica porosa no furo que dá acesso ao elemento sensor. O arranjo assim realizado funciona como um filtro que, quando saturado, dá continuidade à água da lama até o sensor, sem o perigo da contaminação. “Essa nova aplicação do Levelogger permite o monitoramento da construção de aterros sobre os depósitos de lama, ajudando na segurança dessa operação. A facilidade de operação, o funcionamento remoto e as informações em tempo real conferem ao Levelogger um lugar especial no conjunto de instrumentações de campo”, avalia Daviely.

 

Entenda mais

Uma barragem de rejeitos em uma mineradora tem como principal objetivo reter os sólidos presentes nos efluentes gerados durante o seu beneficiamento, retirando a água do material, reaproveitando-a para recirculação no processo. O minério de ferro é extraído e passa por um processo de beneficiamento para se obter o concentrado de ferro. Neste processo originam-se dois tipos de rejeitos: um arenoso e o outro fino (lama), sendo que este último é o mais complexo e ocupa mais espaço na barragem. Se o planejamento sobre a disposição dos rejeitos for mal dimensionado, bem como a estrutura da barragem, acidentes graves podem ocorrer.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp