Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Curso: Conceitos e Fundamentos da Modelagem Matemática de Fluxo Subterrâneo

Publicado em 20/01/2014

Curso: Conceitos e Fundamentos da Modelagem Matemática de Fluxo Subterrâneo no Gerenciamento de Recursos Hídricos

DATA: 17 e 18 de fevereiro de 2014 - LOCAL: São Paulo - SP

OBJETIVOS DO CURSO:

O curso/workshop visa introduzir conceitos essenciais de modelagem matemática de fluxo de água em meios porosos saturados e sua aplicação ao gerenciamento de recursos hídricos subterrâneos. Durante este treinamento será dado maior enfoque ao processo de modelagem matemática e não ao uso específico de determinado modelo/software. Apesar do modelo MODFLOW, através do software Visual MODFLOW, ser utilizado como ferramenta durante o curso, os conhecimentos adquiridos poderão ser empregados em qualquer tipo de modelagem matemática. As principais atividades a serem abordadas serão: elaboração do modelo conceitual a partir de dados de campo e as formas de traduzi-lo em um modelo matemático; processo de calibração e as possibilidades para verificação do grau de calibração; a utilização do modelo calibrado como ferramenta investigativa, preditiva e para teste de hipóteses/cenários; elaboração de um relatório compreensivo sobre o modelo elaborado. As principais atividades a serem abordadas serão: elaboração do modelo conceitual e sua tradução em um modelo matemático; processo de calibração e sua verificação; a utilização do modelo calibrado como ferramenta investigativa, preditiva e para teste de hipóteses/cenários; documentação do modelo elaborado. Embora o caráter essencialmente matemático do trabalho com modelos exija a abordagem de equações diferenciais, esta será utilizada apenas como demonstrativo de como opera um modelo matemático/numérico. Não há necessidade, portanto, de que os participantes tenham conhecimentos matemáticos expressivos. Entretanto, é esperado que os participantes estejam familiarizados com os processos envolvidos no fluxo de água em meios porosos e em hidrogeologia. 

Dinâmica das aulas
O treinamento será estruturado em duas partes: uma parte mais discursiva e teórica, seguida de uma parte demonstrativa, com exemplos e discussões sobre a aplicação de modelos na gestão de recursos hídricos.  

Público Alvo
Profissionais com formação em recursos hídricos (hidrogeologia, hidrologia, geologia e afins), que desejem ampliar seus conhecimentos para a aplicação de modelos matemáticos a problemas de gestão de recursos hídricos.

Duração                                                                                              
16 horas – 2 dias

Mais informações em: www.acquacon.com.br/modelagem/

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp