Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Aquaread: monitorando as águas de Brasília

Publicado em 21/08/2013

Equipamentos Aquaread estão sendo utilizados no monitoramento da qualidade da água de importantes mananciais do Distrito Federal

Com o intuito de realizar o monitoramento da qualidade e análises da água bruta nas captações em rios e lagos de Brasília e do Distrito Federal, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) optou pela eficiência e precisão das sondas para qualidade da água da Aquaread, comercializadas exclusivamente pela Ag Solve no Brasil. “Com as sondas, são monitorados os parâmetros temperatura, oxigênio dissolvido, pH, condutividade e salinidade. A turbidez não atende a Caesb devido aos baixos valores desse parâmetro nas águas do Distrito Federal”, comenta Sandra Nunes, Coordenadora de Metrologia e Padronização da Caesb.

“Foram adquiridas seis unidades da sonda Aquaread, no modelo AP-800, mais antigo que os modelos disponibilizados hoje pela Ag Solve. Os equipamentos estão sendo utilizados em diferentes projetos e não ficam parados em um mesmo ponto, ou seja, as sondas não são de monitoramento contínuo e sim de monitoramento pontual”, explana Mariana Martins Villas, consultora técnica da Ag Solve.

O objetivo do projeto é “garantir análises com resultados mais confiáveis, com um tempo de resposta mais rápido”, complementa Sandra Nunes.

Bacias monitoradas

As Bacias hidrográficas dos rios Paranoá, Santa Maria e Descoberto estão sendo monitoradas pela Caesb com as sondas Aquaread. No Lago Paranoá, importante manancial que corta a cidade de Brasília de norte a sul, a Caesb executa um programa contínuo e sistemático de observação e avaliação das características limnológicas. O objetivo do Programa de Balneabilidade do Lago Paranoá é avaliar a adequabilidade ou não das águas superficiais do reservatório para recreação, informar a comunidade quais são as áreas próprias e impróprias para banho e subsidiar medidas de restauração do ecossistema aquático, especialmente em relação à localização de eventuais ligações clandestinas de esgotos domésticos no local. O monitoramento semanal é realizado em nove pontos do Lago Paranoá e o mensal, em 30 pontos amostrados em áreas marginais.

Lago Paranoá, em Brasília, onde a Caesb executa o Programa de Balneabilidade

“O monitoramento é realizado para o cumprimento de legislações ambientais, como a do Conama 357/2005 (Portaria 2914/2011). As sondas também são utilizadas, eventualmente, para a fiscalização de lançamentos de esgotos clandestinos”, acrescenta Sandra.

Qualidade da água bruta

A tecnologia Aquaread colabora na avaliação do Índice de Qualidade da Água Bruta para fins de Abastecimento Público (IAP), “ou seja, a Caesb avalia se a água dos corpos hídricos que abastecem o Distrito Federal estão com qualidade adequada para a saúde pública”, confirma Mariana Villas, da Ag Solve.

O índice, criado por um grupo técnico que possui integrantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), institutos de pesquisa e universidades, é composto por três grupos de parâmetros que devem ser monitorados. São eles: Índice de Qualidade das Águas (IQA), que monitora temperatura, pH, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes fecais, nitrogênio total, fósforo total, resíduo total e turbidez; parâmetros que avaliam a presença de substâncias tóxicas na água como teste de mutagenicidade, potencial de formação de trihalometanos, cádmio, chumbo, cromo total, mercúrio e níquel e parâmetros que afetam a qualidade organoléptica  da água, como fenóis, ferro, manganês, alumínio, cobre e zinco. (Fonte: ANA).

Para mais informações sobre as sondas Aquaread, entre em contato com a Ag Solve pelo e-mail vendas@agsolve.com.br ou pelo telefone (19) 3825 – 1991.

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp