Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Qualidade da Água: Monitoramento do esgoto é um investimento na saúde

Publicado em 19/08/2013
Qualidade da Água: Monitoramento do esgoto é um investimento na saúde

 Oito bilhões de litros de esgoto sem tratamento são lançados todos os dias nas águas brasileiras, contaminando todo o ecossistema hídrico

 
* Por Mauro Banderali
 
Despejo de esgoto sem tratamento nos rios e reservatórios causa incontáveis danos ao ambiente e influencia a qualidade da água que será consumida pela população. Segundo dados do Ministério das Cidades (SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 2010), o atendimento em coleta de esgoto no Brasil chega somente a 46,2% dos brasileiros. Do total de esgoto gerado no país, apenas 37,9% recebe algum tipo de tratamento e a região com maior índice de esgoto tratado é o Centro-Oeste, com 43,1%. Pesquisa do Instituto Trata Brasil de 2010 aponta que de todo o esgoto gerado nas 100 maiores cidades do Brasil, apenas 36,28% são tratados. Isto significa que quase 8 bilhões de litros de esgoto sem tratamento são lançados todos os dias nas águas brasileiras, contaminando todo o ecossistema hídrico.
 
Cada real investido em saneamento gera uma economia de R$ 4,00 em saúde, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde, 2004). Por essa razão, o investimento em tratamento de esgoto e em monitoramento da qualidade dos recursos hídricos deve ser prioridade no país. Ainda segundo a OMS, nos países em desenvolvimento, 70% da população rural e 25% da população urbana não dispõem de abastecimento apropriado de água potável, o que transmite inúmeras doenças e mata pelo menos 2 milhões de pessoas ao ano.
 
Os problemas com a qualidade da água começam, quase sempre, na captação para abastecimento público. As águas dos rios e barragens ou as subterrâneas quando contaminadas trazem consigo uma carga de substâncias tóxicas, muitas vezes não monitoradas pelos laboratórios das empresas de abastecimento. Tais substâncias podem atingir até 80 mil diferentes organismos ou moléculas químicas originárias de processos industriais, dos agroquímicos, da indústria de fármacos, entre outros.
 
Os contaminantes em água podem ser classificados em duas categorias: biológicas e químicas. As contaminações biológicas são causadas por seres vivos ou vírus. As sondas de qualidade da água não conseguem detectar estes seres, mas podem ser utilizadas como meios secundários. Ao monitorar o oxigênio dissolvido, a clorofila, as cianobactérias ou os nutrientes, a partir dos resultados positivos, pode-se iniciar uma amostragem e teste laboratorial de maior frequência.
 
Mas para os contaminantes químicos, além do uso de sondas automáticas para medição de características físico-químicas como temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, pH, ORP (Oxidation Reduction Potential - Potencial de Óxido-Redução), turbidez e nutrientes, pouco se pode colaborar. Para isso, existem alguns equipamentos mais específicos, que podem ser aplicados em campo para uma primeira verificação, como os instrumentos óticos. Atualmente, vazamentos de hidrocarbonetos podem ser detectados na água a longas distâncias, como o caso do acidente no Golfo do México, em que várias instituições e países monitoraram o impacto em suas águas.
 
A água clorada está isenta de agentes vivos como vírus e bactérias, porém a contaminação química originária de atividades agrosilvopastoris, industriais e de comércio não é eliminada. A maioria das estações de tratamento tratam apenas cor e potabilidade, mas exames de laboratórios mais aprofundados não são aplicados em atividades rotineiras (de intervalo horário/diário), o que possibilita uma discussão sobre a qualidade da água distribuída.Nenhuma empresa estoca água clorada, até porque ela perde qualidade. Portanto, entre a coleta em um rio e a distribuição não se passam mais que poucas horas, o que exige um controle de qualidade severo, 24 horas por dia.
 
 
*Mauro Banderali é especialista em instrumentação hidro-meteorológica e diretor da Ag Solve, empresa especializada em soluções tecnológicas para monitoramento nas áreas de hidrologia e meteorologia
 
Fonte: Revista Pollution Engineering

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp