Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Paredes verdes podem diminuir poluição das cidades, diz estudo

Publicado em 18/12/2012

Plantas em muros e paredes de prédios podem ser mais eficientes do que o uso de árvores ou telhados verdes na melhoria da qualidade do ar

Estudo das universidades britânicas de Birmingham e Lancaster conclui que o uso de plantas em paredes e muros em uma mesma rua – os chamados corredores verdes - podem diminuir os níveis de poluição nas grandes cidades, com mais eficiência do que se imaginava.  Segundo a pesquisa, a utilização da vegetação vertical pode reduzir em até 30% a poluição em ruas e avenidas movimentadas. Pesquisa realizada anteriormente apontou que a melhoria ficaria em somente 1 ou 2%.   

Além disso, o estudo inglês aponta que a medida pode ser mais eficaz do que o plantio de árvores ou telhados verdes. Por meio de um programa de computador, os estudiosos analisaram o modo que o ar circula nas cidades e como a vegetação o purifica. Eles descobriram que o ar fica mais tempo circulando dentro das cidades, onde a poluição gerada está concentrada. Por essa razão, as chamadas paredes vivas seriam mais indicadas do que os telhados verdes.

O ar circula lentamente entre os edifícios e se houver vegetação nas paredes do local, a remoção da poluição será mais eficiente. Quanto maior a quantidade de poluentes, mais rapidamente eles serão absorvidos pela vegetação. De acordo com os pesquisadores, se 10% das paredes e muros de uma mesma rua estiverem cobertos de vegetação, não haverá diferença significativa, mas com 50% de cobertura, a diferença será notável.

As plantas filtram partículas poluentes suspensas na atmosfera – como dióxido de nitrogênio e material particulado, prejudiciais à saúde e causadores de doenças como câncer de pulmão, asma e problemas cardíacos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de dois milhões de mortes por ano estão relacionadas com a poluição atmosférica.

Precisa de ajuda para escolher a melhor solução para sua aplicação?

Nossos especialistas podem ajudá-lo. Entre em contato.

Fale Conosco