Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Reciclagem transforma vidro laminado em verniz

Publicado em 31/05/2007

A partir de resíduos de vidro laminado, a engenheira química e doutora em engenharia de materiais, Isabella Marini Vargas, criou um verniz e isolante para pisos de madeira. O projeto foi sua tese de doutorado na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). O vidro laminado é composto por duas camadas de vidro e outra, no meio, de PVB (polivinil butiral, um tipo de polímero). Por isso, é um composto agressivo para o meio ambiente, já que o vidro não se decompõe e o PVB demora cerca de 500 anos para se reintegrar à natureza. Através da coleta e separação dessas camadas, por uma empresa de reciclagem, a Ecoglass, Isabella conseguiu elaborar o produto.
 
O vidro laminado é encontrado, principalmente, em pára-brisas e em portas e janelas de prédios sem esquadrias. Eles são mais seguros, porque o PVB acaba aderindo ao vidro, evitando que ele quebre no caso de colisões e outros acidentes. No entanto, no momento em que seu uso acaba esse vidro de segurança passa a ser um risco ambiental. Segundo estudo de Isabella, “em 2004, eram descartadas, mensalmente, 1,8 toneladas de vidro laminado de pára-brisas”.
 
Além disso, esse vidro é rejeitado pela indústria de reciclagem, por ser muito fino. “Quando vai para o forno, na reciclagem, o resíduo sai pelas chaminés”, explica a supervisora. Já no caso do produto que a engenheira estava desenvolvendo, “era necessário um vidro menor e por isso deu certo”. Aliado à forma, está o baixo custo da matéria prima do verniz, por ser um produto reaproveitado. “Vai entrar no lugar de um material caro, muitas vezes importado”, comemora. “O efeito ficou igual aos vernizes convencionais e dependendo do caso, melhor, enfim, compete de igual para igual”, acrescenta.
 
A patrocinadora do projeto é a empresa de tintas e vernizes Renner Sayerlock de Cajamar - SP, onde Isabella trabalha. “Ainda estamos em fase de testes, mas pretendemos lançar o produto comercialmente, em breve”, afirma. Aqueles interessados em saber mais sobre o produto podem contatar Isabella Marini Vargas, na Renner Sayerlock, pelo e-mail: isabella@sayerlack.com.br.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp