Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - Cuiabá MT

Publicado em 10/09/2012

Programação: MINICURSO 5 - Gestão Integrada: Águas superficiais e Águas Subterrâneas

Autoria e Material didático preparado por Roberto Kirchheim.
 
Professor: Everton Luiz da Costa Souza.
 
Roberto Kirchheim


Geólogo formado na UFRGS em 1993 com pós-graduação em hidrogeologia aplicada na Universidade de Tuebigen, Alemanha e em recursos hídricos pelo IPH-UFRGS. Iniciou carreira como hidrogeólogo de campo em programas de saneamento rural junto a refugiados durante a guerra em Moçambique. Participou como hidrogeólogo do I Plano Nacional de Recursos Hídricos de 1997, elaborado pela FGV e logo em seguida trabalhou como hidrogeólogo me diversos planos de bacia, planos estaduais de recursos hídricos (RS, SC, MT), planos regionais de recursos hídricos (Plano regional de desenvolvimento da Região Hidrográfica do Rio Uruguai) e projetos internacionais como o Projeto Aquífero Guarani e ISARM. Foi gerente do Projeto Aquífero Guarani junto a OEA durante 04 anos e foi autor do Plano Estratégico de Ações do Projeto Aquífero Guarani. Recentemente desenvolveu o marco de gestão coordenada dos aquíferos da região do Apodi entre RN e CE para a ANA. Atualmente é hidrogeólogo da CPRM, lotado na SUREG de Porto Alegre, onde exerce a função de chefe regional do SIAGAS.
 
Everton Luiz da Costa Souza
 
Geólogo formado na UFPR - Universidade Federal do Paraná em 1985 com especialização em Gestão Municipal de Recursos Hídricos pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da UFPR. Iniciou carreira como hidrogeólogo de campo em programas de saneamento rural do Governo do Estado do Paraná em 1986. Participou como Geólogo da elaboração do Atlas de Recursos Hídricos do Estado do Paraná em 1998. Coordenou a Comissão Executiva Regional da Região Hidrográfica do Paraná de 2004 a 2006, colaborando com a elaboração do Caderno Regional da Região Hidrográfica do Paraná em 2006. Coordenou a Unidade Estadual do Paraná de Execução do Projeto Aquífero Guarani de 2003 a 2009. Presidiu a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS no biênio 2009-2010. Presidiu a Câmara Técnica de Águas Subterrâneas - CTAS do Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH de 2008 a 2011. Coordenou a Elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Paraná no ano de 2009. É Diretor do Instituto das Águas do Paraná - AGUASPARANÁ, órgão gestor dos recursos hídricos do estado do Paraná desde 2009.
 
Ementa:
 
Objetivo: desenvolver sensibilidade e espírito crítico com as questões relacionadas às águas subterrâneas no conceito das bacias hidrográficas e dos atuais cenários da gestão de recursos hídricos. Revisar conceitos básicos e troca de experiências sobre gestão.
 
Metodologia: 03 encontros com aulas expositivas e trabalhos em grupo com o apoio de cartilha e outras referências bibliográficas.
 
Encontro 01: Apresentações, histórico da ciência hidrogeologia, noções de hidrogeologia, ciclo hidrológico, relações entre recursos hídricos subterrâneos e superficiais, exercícios práticos e apresentação do estado da arte do conhecimento hidrogeológico no Brasil.
 
Encontro 02: Água subterrânea e recursos hídricos subterrâneos, sua importância e dinâmica das águas subterrâneas. Distintas formas de uso das águas subterrâneas e tecnologias de perfuração. Relação entre o uso e ocupação do solo e a qualidade das águas subterrâneas. Impactos do uso nos balanços hídricos de uma bacia. Exercícios práticos e troca de experiências.
 
Encontro 03: Discussão em torno da gestão das águas subterrâneas. Discussão em grupo em torno dos seus aspectos legais e institucionais. O que diz a lei? Onde estão as lacunas da lei? Como os estados vêm organizando a gestão das águas subterrâneas? Qual a importância dos planos de bacias e dos planos estaduais? E dentro do comitê, como encarar a tarefa da gestão das águas subterrâneas? Exemplos práticos do Brasil e do exterior e montagem em conjunto de termos de referência para o tema água subterrânea em planos de bacia.
  
Mais informações no site: www.encob.org

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp