Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Publicado em 17/01/2012

De 28 a 31 de março de 2012, no Centro de Convenções da cidade do Salvador/Bahia.

O evento tem como tema central EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Rumo a Sociedades Sustentáveis e se desdobra em três eixos temáticos, e seus desafios focais: 1 - Redes Sociais: COMO PODEMOS FORTALECER O PROTAGONISMO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM REDE, DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS E DE SUSTENTABILIDADE? 2 - RIO+20: COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODE CONTRIBUIR PARA OS EIXOS DA RIO +20: Economia verde para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza / Arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável (governança internacional). 3 - Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. COMO O TRATADO ESTÁ PRESENTE ATUALMENTE NA AÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL BRASILEIRO?
 

Durante o evento acontecerão diversas reuniões paralelas e jornadas temáticas, entre elas: Carta da Terra e Tratado de Educação Ambiental, Agendas 21 Locais, Educomunicação, Educação Gaia, Encontro das Chapadas (Diamantina, Veadeiros, Guimarães), Educação Ambiental nas Unidades de Conservação, Encontro da CIEAS, Salas Verdes, Coletivos Educadores, Coletivos Jovens, Comitês de Bacias.

As redes e organização responsáveis pela realização são:

Rede Brasileira de Educação Ambiental

A REBEA nasceu da vontade de manter viva a articulação nacional dos educadores ambientais brasileiros. Criada em 1992, na atmosfera de grande mobilização da Rio-92, adotou como carta de princípios o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Nos últimos anos, experimentou um processo de expansão e fortalecimento de suas articulações no país inteiro, tendo se transformado numa rede de redes de Educação Ambiental, tendo na web e nas ações das redes locais (estaduais, municipais. temáticas e regionais) sua estratégia de sustentação e expansão. Atualmente está constituída pela teia de conexões de aproximadamente 45 redes de educadores ambientais.

Rede Baiana de Educação Ambiental

A Rede de Educação Ambiental da Bahia - REABA é uma articulação dos educadores ambientais baianos criada em 1992. Desde sua criação, tem realizado inúmeros seminários e processo de formação e apóia Agendas 21 Locais no Extremo Sul da Bahia. Participou ativamente da consulta pública da Lei da Política de Educação Ambiental do Estado da Bahia, aprovada em 2011. Atua no campo das políticas públicas, representando os educadores ambientais na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental e, na escala federal, representa a Rede Brasileira de Educação Ambiental no Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental.

Instituto Röerich da Paz e Cultura do Brasil

O Instituto Röerich da Paz e Cultura do Brasil, também chamado simplesmente de “PAX CULTURA”, fundado em 09/10/1999, é uma associação civil de direito privado, tem natureza educacional, cultural e filantrópica e possui como objetivo reduzir a violência através de programas de Educação, Cultura e Arte para Paz e atua para proteção e preservação do Patrimônio Cultural e Natural. Tem sede em Salvador, desenvolve o projeto Ecobairro no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo e articula a Rede Pax Cultura Brasil. Na organização do VII Fórum é responsável pela secretaria executiva do evento.

A coordenação geral do Fórum está com Tita Vieira, ativista e educadora ambiental que integra a Rede Baiana de EA.

Site: midiasocial.rebea.org.br/foruns-de-ea

Precisa de ajuda para escolher a melhor solução para sua aplicação?

Nossos especialistas podem ajudá-lo. Entre em contato.

Fale Conosco