Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > 46º Congresso Brasileiro de Geologia

Publicado em 11/01/2012

A Comissão Organizadora do 46o. Congresso Brasileiro de Geologia – CBG 2012, que se realizará na cidade de Santos, São Paulo, entre 30 de setembro e 5 de outubro de 2012, informa que já estão sendo recebidas as contribuições para as Sessões Técnico-Científicas e Simpósios Temáticos do evento. Acesse www.46cbg.com.br e verifique a estrutura do evento e programação, bem como a forma de contribuição. O prazo para envio será até 1 de abril de 2012. Paralelo ao CBG 2012 acontecerá o I Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa.

No ano de 2011, a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) completa exatos 66 anos desde a sua fundação em 06 de maio de 1945, e ao longo de toda a sua história, tem, sobretudo se mantido fiel ao princípio que norteou sua criação: o de contribuir para com o progresso das Geociências no Brasil. De fato, em mais de seis décadas de existência a sociedade criou 10 núcleos regionais, de caráter jurisdicional, que se responsabilizam pela absoluta maioria dos workshops, simpósios nacionais e internacionais, e congressos, sendo, o maior deles, Congresso Brasileiro de Geologia.

Além disso, mantém desde 1952, um dos periódicos mais respeitados do país, a reconhecida Revista Brasileira de Geociências, com mais de 2000 exemplares impressos e disponibilizados de forma gratuita na rede mundial de computadores.

É de consenso que o reconhecimento da SBG em nível nacional e internacional cresce de forma paralela ao resultado da ascensão do geólogo no Brasil, amplamente divulgado nos meios de comunicação sendo o principal profissional consultado em desastres naturais, e ainda o fortalecimento do mercado interno no que concerne recursos energéticos fósseis e minerais.

Sempre na preocupação de prover pelo desenvolvimento das Geociências no país, e integrar os profissionais da área com discussões e apresentações de trabalhos técnico-científicos, é que a SBG promove, de forma bienual, o Congresso Brasileiro de Geologia, que representa o principal fórum de divulgação, discussão e consolidação do conhecimento geocientífico do Brasil. Ainda, fica claro através das edições anteriores, que o evento em questão alcançou o status de maior congresso geocientífico da área na América Latina atingindo público superior a 4000 pessoas.

Por isso, no período de 30 de setembro a 05 de outubro de 2012, a cidade da Santos – São Paulo foi escolhida para sediar o 46º Congresso Brasileiro de Geologia (46º CBG), que será realizado no Centro de Convenções Mendes. O Núcleo São Paulo da Sociedade Brasileira de Geologia, após 20 anos desde o ultimo congresso, sente-se enobrecido pela oportunidade de promover este evento.

O tema central do 46º CBG, "Gerir os recursos naturais para gerar recursos sociais", expressa um momento único para o Brasil, focalizado na riqueza petrolífera da Bacia de Santos. A bacia sedimentar, homônima da cidade escolhida, contempla umas das mais importantes descobertas geológicas de todos os tempos. De fato, a camada do pré-sal, como um dos condicionantes trapeanos para depósito de P&G, levará o Brasil a ocupar posições destacadas no mercado mundial de petróleo.

Neste contexto, foi de consenso nacional a escolha de Santos para a realização do 46º CBG, com a sua capacidade de agregar pesquisadores, professores e estudantes das diversas instituições de ensino e pesquisa, profissionais de todos os segmentos relacionados à área, gestores públicos, lideranças políticas, empresas de serviços e a população em geral que juntos, deverão conferir a cidade de Santos como a "sua praia em 2012".

Mais informações através do site: http://www.46cbg.com.br/

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp