Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Dia do Agricultor: Monitorar para melhorar

Publicado em 25/07/2011
Dia do Agricultor: Monitorar para melhorar

Hoje, 28, Dia do Agricultor, a Ag Solve destaca importância do monitoramento na agricultura através da estação meteorológica, equipamento fundamental para o agronegócio, pois possibilita a melhora da qualidade da cultura e garante mais lucratividade ao produtor

Nos últimos anos, as frequentes mudanças e instabilidades no clima passaram a exigir que mais tecnologia fosse inserida na produção de alimentos. Entre elas, a agricultura introduziu  o monitoramento dos dados meteorológicos para evitar danos e pragas às lavouras, tecnologia que, quando bem aplicada, contribui também para minimização de uso de agroquímicos. 

Realizado por meio de estações meteorológicas, estes equipamentos são soluções inovadoras e acessíveis para o produtor rural proceder ao monitoramento instantâneo do ar, do solo e da água nas plantações, como explica Mauro Banderali, especialista em instrumentação ambiental da Ag Solve.  “As estações reúnem inúmeros dados como a temperatura e umidade relativa do ar, radiação solar, radiação líquida e fotossinteticamente ativa, velocidade e direção do vento, molhamento foliar ou precipitação pluviométrica, umidade do solo e temperatura, evapotranspiração e desenvolvimento fisiológico (graus dia), horas frio, e ponto de orvalho. Além disso, é possível monitorar o comportamento de insetos, ácaros, pulgões, fungos e bactérias pelo efeito da meteorologia e verificar quando as culturas podem estar mais suscetíveis a ataques.  O uso da meteorologia auxilia a evitar doenças na lavoura”, salienta. 

Estações meteorológicas podem ser utilizadas em estufas de produção de  olerícolas e flores, fruticultura, casas de vegetação, viveiros de pesquisa, viveiros de produção de mudas, entre muitas outras aplicações.

O equipamento armazena os dados em um software que atualiza as informações no intervalo de tempo determinado, criando um banco de dados completo das condições que já ocorreram. Através destes dados, é possível construir tabelas, gráficos e planilhas eletrônicas que serão importantes para análise de problemas ocorridos no passado, a repetição de eventos pode levar aos mesmos resultados em termos de dispersão de doenças, exposição a patógenos ou produtividades de culturas. Banderali afirma que “além disso, as estações podem auxiliar o agricultor em iniciativas como controlar o período de irrigação e quantidade de água a ser reposta, aplicar a irrigação na hora certa, ficar atento ao desenvolvimento de doenças nas plantas e acompanhar o risco de geadas, entre outros fatores que possam prejudicar sua plantação”. 

O uso das estações traz paralelamente vantagens econômicas ao produtor, com a otimização da irrigação e da quantidade de aplicação de agroquímicos, reduzindo custos, além da possibilidade de fornecer um produto com mais qualidade.

A empresa de monitoramento ambiental Ag Solve, sediada em Indaiatuba (SP) oferece opções com alta tecnologia para o monitoramento meteorológico como a Estação Meteorológica Automática, que possui capacidade de medição precisa, construção robusta, baixo consumo de energia e flexibilidade na configuração dos sensores. O fornecimento dos dados pode ser feito por cabo, ethernet (tecnologia de interconexão para redes locais), rádio, celular e satélite, além de armazenamento de dados no próprio aparelho. 

Para mais informações sobre a Estação Meteorológica Automática entre em contato com a Ag Solve pelo telefone: (19) 3825-1991 ou mande um e-mail para vendas@agsolve.com.br .

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp