Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Geólogos: voltados para o bem da Terra

Publicado em 30/05/2011

 No Dia Internacional do Geólogo, a Ag Solve parabeniza este profissional capaz de colaborar para evitar tragédias, salvar vidas e melhorar a relação do homem com a natureza

 

Deslizamento em Nova Friburgo (RJ) em janeiro de 2011

O Geólogo, profissional que estuda a interação do homem com a terra e mede suas consequências, é extremamente importante para interpretar a natureza. Este profissional pode atuar em diversas áreas da geologia como estudar fenômenos naturais (terremotos, vulcanismos, maremotos), pesquisar a formação dos minerais de interesse do homem, como petróleo, água, carvão, etc, além de analisar as interferências do homem sobre o planeta.

Fenômenos naturais ocasionados pelo desenvolvimento desenfreado das cidades, da superpopulação, de ocupações irregulares, entre outros fatores, passaram a ocorrer com mais frequência. Após o desabamento de encostas na Região Serrana do Rio de Janeiro, em janeiro deste ano, autoridades declararam que faltam profissionais especializados para a elaboração de estudos que ajudem na prevenção de desastres naturais do país. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com a atual quantidade de especialistas no país, somente 20 cidades poderão ser mapeadas por ano, o que evitaria mais tragédias à população.

 Como é o caso documentado no blog da senadora Gleisi Hoffmann, ocorrido na cidade de Antonina, no Paraná: preocupados com as frequentes chuvas, autoridades chamaram os geólogos Rogério da Silva Felipe e Diclécio Falcade, da Mineropar para avaliar um morro onde moravam centenas de pessoas. Após a análise, orientaram as autoridades para que fosse efetuada a evacuação do local, pois o morro viria abaixo. E veio. Somente uma pessoa resistiu, justamente a única que faleceu. Com a atuação dos geólogos,  foram centenas de vidas salvas e uma tragédia muito maior, evitada.

 

 

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp