Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Medidores auxiliam na investigação e remediação de água e solo

Publicado em 19/01/2011

Equipamentos garantem segurança dos profissionais e auxiliam na análise de áreas contaminadas

 

A utilização de medidores de gases nas atividades de investigação e remediação de áreas contaminadas pode garantir a segurança, salvaguardando funcionários, além de garantir que as amostras dos meios selecionados para a análise sejam realmente representativas, afirma o hidrogeólogo Daniel Cardoso, gerente de Projetos da Hidroplan. “Os medidores de gases podem ser usados em situações emergenciais. Em um cenário de vazamento e/ou contaminação por compostos voláteis, os vapores devem ser permanentemente monitorados, por conta do risco de explosão eminente, levando a consequências indesejáveis. Já, durante os trabalhos de investigação, eles são úteis para indicação dos aspectos qualitativos de uma amostra. Por exemplo, servem na seleção dos horizontes do solo mais contaminados, escolhendo-se tais amostras para análises quantitativas dos compostos químicos de interesse”

 

Daniel explica ainda que nos trabalhos de investigação e remediação opta-se, normalmente, pela utilização de medidores portáteis devido ao seu fácil manuseio. “Esses medidores podem ser do tipo dedicado, ou seja, equipados com sensores para a medição de um único tipo de gás. Mas podem também serem providos de diversos sensores, cada qual capaz de medir um tipo diferente de gás. Nestes, as concentrações de diferentes compostos são reportadas ao final das medições,”, comenta Cardoso.

 

O equipamento mais comum para detecção de hidrocarbonetos possui dois tipos de sensores: o catalítico e o fotoionizador. Esses tipos de sensores proporcionam a obtenção de leituras precisas, sem a interferência de outros gases. Seus resultados são expressos em % do LII (Limite Inferior de Inflamabilidade) ou em PPM (partes por milhão). “Os sensores de catalíticos são para a detecção de gases combustíveis com moléculas menores enquanto que os fotoionizadores realizam as leituras dos hidrocarbonetos com moléculas maiores, não detectáveis pelos sensores catalíticos”, esclarece ele.

 

Atualmente, existem diversas marcas no mercado para estes tipos de medidores. Ao comprar ou alugar, o ideal é encontrar um fornecedor de confiança, que ofereça serviços de manutenção e calibração do equipamento, recomenda Mauro Banderali, especialista em instrumentação ambiental da Ag Solve. “Isso é imprescindível, ainda mais para um equipamento que é item de segurança e disso depende a vida das pessoas que atuam nesta atividade”, afirma ele.

 

A Ag Solve atua com uma das mais bem conceituadas do mundo linha de medidores de gases, a da RAE Systems. Os equipamentos estão disponíveis para a venda e também para locação. Todos os detalhes podem ser consultados na página da Ag Solve, em: www.agsolve.com.br/produtos.php?cat=56

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp