Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Qualidade da água em indústrias: monitoramento constante

Publicado em 19/01/2011

Para evitar a contaminação da água e os danos econômicos e sociais que podem ser gerados por efluentes, o monitoramento é extremamente necessário e deve ser realizado de forma contínua

“Diante da crescente carência de recursos hídricos à disposição da sociedade, considerando a redução dos volumes dos rios e a maior concentração das substâncias nocivas ou potencialmente tóxicas em ambientes comerciais e industriais, o monitoramento do volume e a qualidade do efluente gerado torna-se estratégico para que sejam acompanhados os potenciais de contaminação das águas superficiais ou subterrâneas”, afirma Mauro Banderali, especialista em instrumentação ambiental da Ag Solve. Segundo ele, já existem normas e resoluções que indicam como e quando monitorar os efluentes; e o mercado possui alguns tipos de instrumentação para atender à legislação.

“Para a medição de vazão, os medidores e amostradores em calhas ou canais da linha Hach/Sigma se utilizam de várias tecnologias de mensuração e amostragem -- cada tecnologia aplicada a uma qualidade de água distinta.  Quanto aos equipamentos de hidrologia, os monitores portáteis HQd mensuram as principais variáveis de qualidade de água com a precisão de um laboratório.  Para o monitoramento contínuo da qualidade da água, as sondas Hydrolab  das linhas Quanta, Quanta G, Minisonde (MS5) e DataSonde DS5(X), além de kits de qualidade da água  e colorímetros, permitem determinar com facilidade os níveis de algumas das substâncias de monitoramento”, exemplifica Banderali.

Os equipamentos são aplicados na quantificação da água de entrada e saída do processo industrial e na mensuração dos parâmetros da qualidade ao longo do processo, de forma manual ou automatizada. São aplicáveis a todos os segmentos que utilizam água, em média e grande quantidade, nos setores e empresas de meio ambiente, águas servidas, água potável, água industrial para resfriamento, bebidas e alimentos, usos gerais da água, fármacos, refinarias e petroquímicas. 

Mauro Banderali destaca que os medidores de qualidade e vazão de águas podem auxiliar também no ambiente industrial para rastrear eventuais falhas de processos e seus danos ao meio ambiente. Nesta função, os medidores de vazão indicarão os volumes de entrada e saída desta água, quantificando o volume envolvido e seus eventuais resíduos. “Com o monitoramento contínuo de qualidade e volume, é possível determinar-se quando problemas internos, não detectados anteriormente, podem afetar o processo e interferir diretamente no efluente gerado”, diz Banderali. De acordo com ele, o contrário também é válido, particularmente para os segmentos de alimentos e bebidas. Neles, o monitoramento constante da qualidade da água é essencial para assegurar a qualidade da matéria prima no processo, identificar e alertar eventuais alterações para o gerenciamento e tomada de decisão.

Além de servirem de ferramenta de gerenciamento na matéria prima e no efluente, Banderali  afirma que este tipo de instrumentação e monitoramento auxilia em ações de sustentabilidade das indústrias. Isto porque “podem ser aplicados na determinação de volumes de materiais descartados pelo meio líquido –  forma raramente  percebida na empresa. Eles também têm a  capacidade de indicar, por meio de sistemas automatizados, alterações nos processos em virtude da sazonalidade, erros ou outras mudanças nem sempre detectadas facilmente através dos meios de auditoria pontual”, esclarece.

Para mais informações sobre os usos e aplicações de equipamentos para este tipo de monitoramento ambiental em indústrias acesse www.agsolve.com.br ou envie um e-mail para vendas@agsolve.com.br.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp