Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > ABL realiza Seminário sobre o Planeta Aquecido

Publicado em 28/07/2010

ABL SE ABRE À DISCUSSÃO DOS RUMOS A SEGUIR PARA A SOLUÇÃO DOS IMPASSES ECOLÓGICOS COM O TEMA ‘O PLANETA AQUECIDO’ DE SEU ‘SEMINÁRIO BRASIL

Pela primeira vez em sua história, a  Academia Brasileira de Letras (ABL)  decide apoiar o bloco de instituições comprometidas com a defesa do meio ambiente e vai dedicar uma edição especial  de seu  Seminário Brasil, brasis à discussão aprofundada do assunto, sob coordenação geral do Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, Presidente , com a participação da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O tema será O planeta aquecido e a proposta é a de estimular a sociedade a compreender o mundo em que vive e a fazer melhores escolhas sobre o que o planeta se tornará no futuro. A coordenação do encontro  será do Acadêmico Domício Proença Filho, Primeiro Secretário da Academia. O seminário será no  dia 29 de julho, quinta-feira, às 17:30h, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

“O apogeu da produção desordenada nos afastou da qualidade de vida e nos envolveu na névoa cinza das quantidades. No século XXI, a humanidade terá de passar da adolescência para a maturidade. E é exatamente isso que a Academia pretende debater no seminário”, afirmou Marcos Vinicios Vilaça.

A discussão envolverá acadêmicos, especialistas, personalidades ligadas ao tema, com vistas a incentivar o debate sobre os caminhos a se seguir neste século. O seminário contará com a participação de Sergio Besserman Vianna, Carlos Costa Ribeiro, Carlos Nobre e Luiz Carlos Molion. Os convidados especiais são a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira,  e o Vice-Presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola  Brasil , Marco Simões.

Segundo o Presidente da ABL, a ideia é enxergar, além da dimensão econômica, também as dimensões sociais, culturais e ambientais nas decisões de governos e instituições, independentemente do tamanho e da importância dessa decisão, de maneira a que se venha a intensificar um movimento em direção à convivência harmoniosa entre  desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação ambiental.

Quando, em 2006, decidiu abrir suas portas para os mais diversos assuntos, independentemente de sua agenda tradicional de debates literários e culturais, a ABL criou o “Seminário Brasil, brasis”, exatamente para discutir os mais variados temas. Este ano teremos ainda mais quatro encontros: “Telenovelas, séries televisivas e literatura”; “A linguagem brasileira da dança”; “A mulher brasileira hoje”; e “Noel Rosa, um palpite feliz”. Desde sua criação, o seminário debateu os mais diversos assuntos, sempre com o objetivo de aproximar cada vez mais a Academia da sociedade: “A culinária na literatura”; “A moda e a sociedade contemporânea”; “Um Brasil que o Brasil desconhece”; “Ritmo e poesia. Samba no pé, samba no verso”; “Favelização”; “Futebol e literatura”; “Gente que pensa, gente que faz”; são alguns exemplos.

Serviço:

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

Seminário Brasil, brasis

Coordenação-geral: Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça

Coordenação: Acadêmico Domício Proença Filho

Conferência: “O planeta aquecido”

Participantes: Sergio Besserman Vianna, Carlos Costa Ribeiro, Carlos Nobre e Luiz Carlos Molion

Convidados especiais: Ministra Izabella Teixeira e Marco Simões , Vice-Presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil

Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares

Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro

Data: 29/07/2010, quinta-feira, às 17:30h - Entrada franca

www.academia.org.br

Telefone: 3974-2500

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp