Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Sistemas monitoram a qualidade do ar

Publicado em 22/10/2007

Novos sistemas que monitoram a qualidade do ar são lançados na maior feira de mineração da América Latina

 

Um conjunto de sistemas de monitoramento de particulados - partículas bastante finas de sólidos em dispersão no ar, ou seja, a poeira -, chamado de linha Met One, foi apresentado pela empresa paulista de monitoramento ambiental Ag Solve, na maior feira da América Latina do segmento de máquinas e equipamentos para mineração, a Exposibram 2007, em Belo Horizonte (MG).

 

Os novos equipamentos Bam1020 e E-Bam possuem uma espécie de aspirador de ar, que capturam e canalizam os particulados numa fita dentro do sensor. Eles ficam depositados nessa película e, em tempo fixo de 15 minutos a 24 horas, o resíduo acumulado é medido. Já no E-sampler, utilizado quando é necessário o monitoramento em tempo real ou os volumes de poeira são elevados, utilizamos a técnica do feixe de laser que dimensiona as partículas e as totaliza. A linha é direcionada, principalmente, às empresas que emitem muitos particulados sólidos, como resultante ou parte do processo produtivo.

 

“Em empresas mineradoras, o controle destas emissões ainda é feito de maneira empírica; quando os caminhões levantam muita poeira, as condições insatisfatórias são informadas na base, e esta envia um caminhão tanque para molhamento do local ou os sistemas de irrigação são acionados. Outra questão é que nas mineradoras, os veículos também dispersam o minério depositado nas rodovias dentro da mina e este pó pode chegar às cidades, ou em pátios de estocagem, ou em locais onde o vento é canalizado, ou seja, o vento também pode ser o vetor. Os equipamentos para o monitoramento da qualidade do ar da Ag Solve foram desenvolvidos exatamente para trazer uma nova solução”, explica o supervisor técnico da Ag Solve, Rafael Veit Pincho Monteiro.  

 

Segundo a responsável pelo departamento comercial da Ag Solve, Adriana Artoni, “a participação na Exposibram foi interessantíssima, pois conseguimos atingir o foco que queríamos, e que era justamente divulgar os novos lançamentos, assim como os demais produtos, mas especificamente para a área da mineração. A divulgação no evento foi grande e tivemos muita procura pelos produtos. Grandes contatos foram feitos lá, certamente futuros negócios partirão da participação na feira”.

Precisa de ajuda para escolher a melhor solução para sua aplicação?

Nossos especialistas podem ajudá-lo. Entre em contato.

Fale Conosco