Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Sistema de flutuador com acionamento pneumático facilita remediação

Publicado em 20/05/2010

O sistema de bombeamento FAP Plus, da indústria norte-america de equipamentos ambientais Durham Geo Slope Indicator, representada pela Ag Solve no Brasil, consiste em uma bomba pneumática flexível e dedicada que, em conjunto com o flutuador, captura a fase líquida tanto de LNAPL (contaminante mais leve que a água), quanto de DNAPL (contaminante mais denso que a água), e a bombeia para fora da área contaminada. “Ela otimiza o trabalho, retirando do poço apenas o contaminante, sem bombear água.  Isto é possível graças a um flutuador e filtro seletivo que apenas permite o bombeamento de hidrocarbonetos a taxas de até 100 l/hora. Seu uso é especialmente recomendado onde se verifica a existência de grandes plumas de hidrocarbonetos de viscosidade leve ou média, onde a camada seja superior a alguns centímetros. Em razão da extração seletiva é possível de se remover elevados volumes em pouco tempo, com taxas de remoção superiores ao método convencional, isso porque a bomba não transporta água e na superfície não é necessário uso de caixas separadoras ou filtros de carvão ativado, explica Mauro Banderali, especialista em monitoramento ambiental da Ag Solve. 

 

Oferecemos sistemas que permitem a correção do ponto de bombeamento em até 100 cm, oque permite que o equipamento esteja sempre operando indiferentemente das flutuações de nível d'água naturais no solo.  Banderali complementa ainda que a bomba se difere das todas as demais existentes no mercado, em função do dispositivo que inibe o bombeamento do sistema quando a água atinge o limite de ajuste do flutuador, oque poderá causar a entrada de água no circuito.  Quando isso ocorre, um “gatilho” desliga a bomba até o retorno das condições de operação do equipamento. “É ideal para a remoção de diferentes tipos de contaminantes, pois consegue retirar desde o mais leve combustível até produtos com média viscosidade”, afirma.

 

O sistema foi desenvolvido para poços de 2 ou 4” de diâmetro, e exige apenas linha de ar comprimido, linha de exaustão e tubulação de bombeamento do produto para operar.  A bomba possui capacidade de exercer vácuo de até 5,9 m de coluna de água para recuperação de produtos viscosos; e opera em profundidades de até 60 m. “Variações de nível são compensadas pelo flutuador e pela tubulação ligados ao sistema. Em casos de operação a seco ou inundação do poço, o sistema não será prejudicado. Com a função de separar o produto contaminante da água do poço, o flutuador deverá ser inserido na parte inferior à bomba FAP Plus. Para uma melhor operação do sistema, três tipos de flutuadores estão à disposição dos usuários: padrão, alta viscosidade e densidade”, finaliza Banderali.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp