Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Obrigatórios, equipamentos hidrometeorológicos otimizam aproveitamento energético em PCHs

Publicado em 10/05/2010
Obrigatórios, equipamentos hidrometeorológicos otimizam aproveitamento energético em PCHs

 

 

 

 

Para que o aproveitamento energético das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) seja eficaz, as empresas precisam utilizar equipamentos automáticos com softwares para coleta e armazenamento de dados hidrológicos e meteorológicos, que ajudam no controle e na avaliação das informações para tomada de decisões.

 

Mauro Banderali, especialista em instrumentação ambiental da Ag Solve, explica que “os dados hidrológicos são imprescindíveis, pois fundamentam os projetos de obras hidráulicas, como barragens em hidrelétricas, permitindo melhora do aproveitamento energético, controle e acompanhamento de cheias, servindo, também, como proteção contra desastres ambientais”.

 

Além disso, o uso dos equipamentos é obrigatório no país. Para que sejam aprovadas e regulamentadas ou continuem em funcionamento, todas as PCHs precisam atender a resolução n° 396/98 da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelece que “os aproveitamentos hidrelétricos, os agentes autorizados e concessionários de geração de energia hidrelétrica estão obrigados a instalar, manter e operar estações pluviométricas e fluviométricas nas regiões hidrográficas dos seus respectivos empreendimentos; bem como, a manter atualizadas as curvas de descarga das estações fluviométricas, e as curvas cota-volume dos reservatórios dos aproveitamentos. “Os agentes de geração de energia hidrelétrica têm ainda a responsabilidade de produzir, com qualidade e consistência, dados hidrológicos de chuva e vazão a partir de medições e observações efetuadas em estações fluviométricas e pluviométricas instaladas nas regiões dos aproveitamentos hidrelétricos (...)”, dita a legislação.

 

A Ag Solve dispõe no mercado de todos os equipamentos hidrometeorológicos com sistemas telemétricos aplicáveis à Resolução 396/98 da Aneel, que permitem às PCHs atenderem a resolução de maneira plena, além de oferecer uma ferramenta para melhor aproveitamento das águas. “A qualidade e a aprovação das PCHs dependem desses equipamentos. Por isso, é preciso ficar atento a procedência da instrumentação”, alerta Banderali.

 

 

Atendimento à imprensa:

 

Daniela Mattiaso

daniela@artcomassessoria.com.br

 

 Marlene Simarelli

marlene@artcomassessoria.com.br

 

 Isabella Monteiro

isabella@artcomassessoria.com.br

 

 

ArtCom Assessoria de Comunicação

Telefone (19) 3237-2099

artcom@artcomassessoria.com.br

Campinas – SP

 

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp