Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Investimento em equipamentos hidrometeorológicos pode prevenir enchentes

Publicado em 28/01/2010
Investimento em equipamentos hidrometeorológicos pode prevenir enchentes

 

País investe pouco em prevenção de enchentes e medidas para minimizar impacto dos desastres climáticos

 

Todo o território brasileiro tem sido atingido por fortes chuvas desde o ínicio do mês de janeiro. Reservatórios de água em hidrelétricas, açudes de abastecimento, rios e bacias hidrográficas estão com níveis bastante elevados em grande parte do territorio nacional, o que aumenta o risco das enchentes.

Apesar da pouca divulgação e investimentos em equipamentos hidrometeorológicos, com eles é possível antever e minimizar os danos trazidos pelas chuvas e enchentes. “A prevenção e antecipação destes tipos de eventos dependem da implantação de sistemas para identificar os riscos de ocorrência de inundações e minimizar perdas humanas, além de danos materiais e prejuízos financeiros causados pelas cheias”, explica Mauro Banderali, diretor da Ag Solve, empresa especializada em instrumentação ambiental. O trabalho pode ser realizado por meio de equipamentos que coletam dados hidrometeorológicos, como tempo, clima e comportamento dos cursos d’água, com transmissão e acompanhamento de dados remotos e em tempos real. Como, por exemplo, leveloggers, rainloggers, medidores de nível, de vazão, e estações meteorológicas, com sensores pluviométricos, temperatura, umidade do solo, entre outros parâmetros.

Atualmente, dados da execução orçamentária da União em 2009, levantados pela organização não-governamental (ONG) Contas Abertas no Sistema Integrado de Administração Financeira da União (Siafi), comprovam que o Brasil investe pouco com prevenção de enchentes e medidas para minimizar o impacto dos desastres climáticos. Segundo a ONG, até o final de setembro de 2009, o governo federal havia liberado apenas R$ 17,4 milhões para "prevenção e preparação para emergências e desastres". O que corresponde apenas a 1,7% do total de mais de R$ 1 bilhão aplicado no item "programa de resposta a desastres". Além disso, quase todos os recursos são destinados apenas para socorro às vítimas e não para a prevenção de novos desastres e mortes. “Com investimento em medidas preventivas será possível sair deste ciclo de problemas trazidos frequentemente pelas cheias”, finaliza Banderali.

 

 

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp