Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Como escolher o Skimmer adequado para seu projeto?

Publicado em 23/11/2009

Um equipamento que é essencial para a remoção de contaminantes derivados de petróleo, como gasolina, diesel e outros hidrocarbonetos leves, em fase livre, é o Skimmer. Porém, vários fatores interferem na escolha correta. São eles: flutuações do lençol freático, viscosidade, tipo e a quantidade do produto, bem como o diâmetro do poço. 

 

Segundo Bob Beyer, gerente de Produtos Ambientais da Durham Geo Slope Indicator (DGSI), indústria de equipamentos para monitoramento e remediação ambiental, localizada na Geórgia, Estados Unidos, “a flutuação do nível d'água e espessura da camada do produto sobre a água, além da geologia local, interferem na taxa de recarga do contaminante no poço. Características que são condicionantes na decisão do uso do skimmer em projetos de remediação”. Por isso, especial atenção deve ser dada à viscosidade, densidade do produto, condições do local e data da recuperação. “Produtos anteriormente leves e com grande quantidade de voláteis, podem se tornar não tão leves assim e ter a viscosidade alterada, em razão do processo de volatilização destes solventes internos, o que ocasionará uma alteração no produto e sua mobilidade no meio”, observa Beyer.

 

A Durham Geo constatou, após sucessivos anos de suporte às vendas, que a localização incorreta do produto no interno do poço pode prejudicar a instalação e operação do sistema, chegando a condições onde o equipamento não consegue qualquer resultado prático, seja pela recuperação apenas de água, seja pela nulidade do equipamento por bombear apenas ar.

 

"A qualidade dos instrumentos de nível d'água e interface água/óleo da Ag Solve facilita o trabalho dos técnicos em razão da estabilidade das medições e da rastreabilidade dos comprimentos medidos. A instalação simples e consciente por parte do usuário é um ponto relevante a ser considerado", diz Beyer.

 

As características de aplicação de cada skimmer pelo detalhamento do diâmetro do poço, variação do nível d'água, da densidade e viscosidade podem ser consultadas na tabela a seguir.

 

 

Tabela de Seleção do Skimmer

 

Fonte: Durham GEO Slope Indicator 

Viscosidade

80 SSU ou Menos

Superior a 80 SSU

Profundidade do fundo do poço ao produto / interface água

 

Maior que  45 cm

Maior que 45 cm

15 cm ou mais

Flutuação da Água

Menor que  90 cm

Menor que  60 cm

Menor que 75 cm

Menor que 60 cm

Diâmetro do poço

Igual ou maior que 2"

Igual ou maior que 2"

Igual ou maior que 4"

Igual ou maior que 2"

Código da peça

TR-517

TR-51711

TR-70410

TR-702

Tipos de Skimmer

Curso padrão de 90 cm

Curso padrão de 60 cm

Flutuador de alta viscosidade

Flutuador de densidade

 

 

Fluidos de viscosidade igual a 80 SSU são: gasolina, diesel, combustível de avião e combustíveis leves.

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp