Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Novo equipamento para remediação de contaminantes de fase livre

Publicado em 23/11/2009

Bob Beyer, gerente de produtos ambientais da Durham Geo Slope Indicator (DGSI), indústria de equipamentos para monitoramento e remediação ambiental, localizada na Geórgia, Estados Unidos, esteve no Brasil a convite da Ag Solve para apresentar a palestra “Nova tecnologia para remediação LNAPL incorpora conceitos ambientais”, realizada durante o XI Seminário e Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (SIMAI / FIMAI), no Expo Center Norte, em São Paulo, Capital.

 

Na palestra, Beyer apresentou o novo sistema comercializado pela Ag Solve no País para recuperação de contaminantes de Fase Líquida Leve Não Aquosa (LNAPL): o “POD - Pump On Demand”. Movido a energia solar ou CO², o sistema foi desenvolvido para recuperação de compostos leves (combustíveis e moléculas de elevada mobilidade) e caracterizados por serem menos densos que a água, como diesel, gasolina, etanol, benzeno, tolueno e xileno.

 

O POD é composto por skimmer, a ser selecionado de acordo com o projeto, e um dispositivo de recuperação do contaminante em um reservatório inferior. O conceito do equipamento é a separação do contaminante por skimmer e o armazenamento temporário dos contaminantes em reservatório interno. Quando o aparelho detecta automaticamente o enchimento do reservatório, um pulso pneumático o esvazia, transferindo o líquido para reservatórios na superfície. Em razão da eliminação da água, ainda no interno do poço, o sistema permite uso mais eficiente da recuperação de contaminantes, de forma mais econômica que seus análogos. “Ela combina os benefícios de um sistema de skimmer, com as facilidades de uma bomba automática de baixo consumo, num formato econômico e inteligente quanto ao gasto de energia e prático de ser operado. Seus ciclos têm inicio somente quando a bomba está cheia, minimizando o consumo de ar e consequentemente de energia”, explica Mauro Banderali, diretor da Ag Solve.

 

Outro benefício, segundo ele, é que o dispositivo pode gravar o número de pulsos através de contador mecânico ou elétrico. Na configuração mais sofisticada, o equipamento pode ser telemetrizado e usado em poços de 2 polegada ou mais, e permite uma flutuação constante de até 90 centímetros no ajuste do nível do produto.

 

O equipamento complementa a linha de skimmers da Durham Geo, que é composta pelo dispositivo FAP, com mais de 25 anos de produção, além dos skimmers passivos, do SoakEasy e do Petrobailer.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp