Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Meio ambiente subterrâneo e sociedade, um caso de interação total

Publicado em 02/09/2009
Meio ambiente subterrâneo e sociedade, um caso de interação total

 

 

 

 

                                        Interação do homem com meio ambiente subterrâneo se dá de diversas maneiras

 

 

A importância do meio ambiente subterrâneo para o equilíbrio ecológico na Terra é uma questão de sobrevivência. No Planeta, tudo está interligado. Ao poluir o solo, todo o restante do meio ambiente é afetado: lençóis freáticos, rochas, rios, lagos, e, consequentemente, vegetação e fauna, também podem ser contaminados.

 

A interação do homem com o meio ambiente subterrâneo se dá de diversas maneiras. Seja no uso de tubulações e outras utilidades enterradas para fins industriais e domésticos, ou na construção e utilização de garagens subterrâneas, túneis e metrôs, para a produção de minérios em geral, na agricultura, entre muitas outras formas. Enfim, a lista é imensa, e os problemas decorrentes destes usos também.

 

Só no Estado de São Paulo, área mais urbanizada e industrializada do país, já são cerca de 2.514 áreas contaminadas conhecidas, incluindo o seu estágio de gerenciamento, segundo os dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), atualizados até novembro de 2008. No topo da lista estão os postos de combustíveis, como os maiores poluidores do meio ambiente subterrâneo. Eles correspondem a 78% do número total de áreas contaminadas, seguidos das atividades industriais, responsáveis por 13% das contaminações.

 

Mesmo com tantos casos graves de degradação ambiental subterrânea, atualmente, não há um fórum específico para o debate do tema no País. A gestão adequada para uso e proteção do solo e da água subterrânea no Brasil precisam ser discutidas e apresentadas para a sociedade. Para preencher esta lacuna no país, a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), juntamente com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), estão liderando um evento inédito, de cunho técnico-científico e internacional, que pretende ampliar a discussão e a divulgação sobre o uso sustentável dos recursos subterrâneos em território nacional. O I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo (CIMAS) será realizado de 15 a 18 de setembro, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo, Capital

 

John Cherry, da Universidade de Waterloo, no Canadá, um dos mais importantes hidrogeólogos do mundo em estudos sobre a complexidade das contaminações por solventes, está entre os conferencistas internacionais do evento.

 

Além dele, Holger Weiss, diretor do departamento de remediação de solo e águas subterrâneas do Centro de Pesquisas Ambientais Helmholtz, de Leipzig, na Alemanha e Robert Cleary, consultor especializado em remediação de águas subterrâneas, da empresa Princeton Groundwater Inc, nos Estados Unidos, pioneiro nesta área no Brasi, também estarão lá. Grandes personalidades como José Machado, presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), e Washington Novaes, jornalista de meio ambiente, também estão confirmados.

 

Este será o primeiro grande evento do país direcionado aos profissionais e empresas envolvidas no setor de meio ambiente subterrâneo. Ele deverá fomentar a troca de informações entre pesquisadores e especialistas, além de divulgar o assunto com maior clareza para todos os cidadãos. Temas importantes como, responsabilidades e riscos à saúde com o uso das águas subterrâneas, tecnologias para remediação de áreas contaminadas e impactos dos processos industriais neste meio poderão ganhar espaço na sociedade.

 

 

SERVIÇO

I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo

Local: Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo, Capital

Realização: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS)

Informações: (11) 3871-3626

E-mail: cimas@abas.org

Site: www.abas.org/cimas

São Paulo (SP)

 

 

Atendimento à imprensa:

Marlene Simarelli, Daniela Mattiaso e Isabella Monteiro

marlene@artcomassessoria.com.br

daniela@artcomassessoria.com.br

isabella@artcomassessoria.com.br

Telefone: (19) 32372099

ArtCom Assessoria de Comunicação

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp