Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Embrapa inscreve para workshop sobre relações hídricas

Publicado em 24/08/2007

Estão abertas as inscrições para o “Workshop sobre Sistemas de Aquisição e Armazenamento de Dados para Avaliação das Relações Hídricas das Plantas”, que a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nos dias 18 e 19 de setembro.

            Destinado a estudantes de graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área de agronomia, o workshop tem como objetivos a troca de conhecimentos sobre equipamentos utilizados em estudos de relações hídricas de plantas, visando o uso racional de água na agricultura irrigada. “São necessários equipamentos e sistemas de aquisição de dados apropriados para o monitoramento da água no solo e na planta e do balanço de energia com a atmosfera”, explica Maurício Coelho, pesquisador da Embrapa e um dos coordenadores do workshop.

            Entre os temas abordados no evento estão Reflectometria no Domínio do Tempo (TDR), Reflectometria no Domínio da Freqüência (FDR), lisimetria de pesagem, sensores para determinação de fluxo de seiva e estações meteorológicas automáticas, equipamentos bastantes utilizados nas pesquisas de irrigação e agrometeorologia.

 

Minicurso

 

            O evento será composto por aulas téoricas e práticas e pelo minicurso “Instrumentação para monitoramento de variáveis de relações hídricas em plantas”. Os instrutores são pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Informática Agropecuária e Meio Norte e professores do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Petrolina (PE), da Universidade Federal do Piauí, Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas.

            “Esperamos que o workshop estimule pesquisadores e profissionais a avaliarem com mais critérios suas pesquisas voltadas às relações hídricas das plantas, com aprimoramento dos seus futuros resultados”, afirma Eugênio Coelho, também pesquisador da Embrapa e coordenador do evento.

            A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical já ministrou dois cursos nesta linha de manejo racional da água de irrigação: o Curso de Relações Hídricas em Fruteiras e Cafeeiro (em 2006) e I Curso de Montagem e Operação de Sistemas de Aquisição e Armazenamento de Dados (em 2004).

            A inscrição para o workshop custa 70 reais (profissional) e 40 reais (estudante). Mais informações pelo e-mail marcela@cnpmf.embrapa.br, telefone (75) 3621-8077 e internet: http://www.cnpmf.embrapa.br/destaques/Workshop.pdf

 

 

 

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp