Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Ag Solve lança linha inovadora para remediação de águas subterrâneas

Publicado em 05/11/2008

Empresa traz para o Brasil a mais completa linha de equipamentos de remediação do mercado

 

A Ag Solve está trazendo mais uma vez, com exclusividade para o Brasil, uma nova linha de produtos para remediação e monitoramento de áreas contaminadas. A exemplo do poço de monitoramento multinível CMT, trazido no início deste ano, a empresa lança agora no mercado nacional a linha DurhamGeo, que traz Bombas de alta vazão, sistemas de remediação ativa e passiva, com bombas, skimmers, estimulador de biodegradação, além de outros componentes. A linha visa oferecer soluções para os mais diferentes casos de contaminação de águas subterrâneas.

 

Entre os sistemas estão as bombas FAP Plus ® e FAP Plus Zero Water (ZW) ®. Dispositivos desenvolvidos para a descontaminação das águas subterrâneas, seja com LNAPL (contaminante mais leve que a água) ou DNAPL (contaminante mais denso que a água), podendo ser aplicados em poços de duas polegadas ou mais. Em sua versão atualizada, o modelo FAP Plus ZW ®, incorpora o sistema pneumático denominado Zero Water (Água Zero), que interrompe a operação do equipamento quando o skimmer estiver próximo ao limite superior, impedindo a penetração da água. O seu exclusivo indicador AccuPos™, ajuda ainda a localizar o exato nível de interface o que o torna fácil instalar a bomba na profundidade correta.

 

Segundo Mauro Banderali, diretor da Ag Solve, o grande diferencial destas bombas está no volume de captura e na capacidade de recuperar uma grande gama de hidrocarbonetos, desde o mais leve combustível até produtos de alta viscosidade, como óleos pesados utilizados no aquecimento de caldeiras. “As bombas de remediação DurhamGeo têm como principais aplicações a remoção de hidrocarbonetos provenientes de contaminações com gasolina, diesel, fluídos hidráulicos e outros produtos mais viscosos em águas subterrâneas em vazões superiores a 1100l de produto por dia (dependendo da camada do produto)”, conta Banderali.

 

O sistema de bombeamento do produto funciona com uma bomba pneumática flexível e dedicada, que em conjunto com o flutuador que captura a fase líquida e a bombeia para fora da área contaminada. “Para ser operado, o sistema exige apenas uma linha de ar comprimido e a tubulação de bombeamento do produto. A bomba possui capacidade de exercer vácuo de até 5,9 metros de coluna de água o que favorece a recuperação de produtos viscosos, e permite operação em profundidades de até 60 metros”, comenta Banderali. Vale ressaltar que nestes equipamentos as variações de nível são compensadas pelo flutuador e pela própria tubulação ligada a ele. Por isso, mesmo em casos de operação a seco ou inundação do poço, o sistema não será prejudicado. ”O flutuador é inserido na parte inferior da bomba e sua função é separar o produto contaminante da água do poço. Para a melhor operação do flutuador, três modelos estão à disposição na linha Durham Geo: padrão, de alta viscosidade e de densidade. Um para cada caso”, explica Banderali.

 

Já está disponível também um skimmer passivo, que funciona como um seletor à entrada dos hidrocarbonetos. “Se ocorrer variações de nível superiores ao comprimento do filtro, a água será coletada pelo equipamento. O skimmer passivo utiliza o mesmo dispositivo de ajuste da bomba FAP Plus para oferecer uma variação do nível d'água de até 90 centímetros para a recuperação da fase livre. Sua utilização é indicada quando se faz necessária a recuperação de pequenos volumes em fase livre, ou quando a recuperação do produto é lenta”, complementa Banderali. Todo o líquido recuperado é armazenado no reservatório de PVC transparente instalado abaixo do skimmer. Sua parte inferior do skimmer possui uma pequena válvula que permite a retirada de todo o líquido recuperado com grande facilidade. O skimmer passivo somente está disponível para remoção das camadas em LNAPL.

 

Outro componente para a remediação da linha Durham Geo é o Petro-Bailer ®. Um skimmer de baixo custo, de entrada fixa, cuja aplicação é recomendada para recuperação de LNAPL. “O equipamento é suspenso no interior de poços de duas polegadas ou mais por meio de uma corda (que não acompanha o equipamento), fixada na alça do Petro-Bailer ®, e permite a captura de hidrocarbonetos através do filtro instalado entre o final superior do reservatório e a tampa superior do equipamento”, informa o diretor da empresa. Além do Petro-Bailer ®, o SoakEasy ® também é destaque na linha Durham Geo. Ele é um material absorvente para resposta imediata ou pequena recuperação em LNAPL. ”Ele é um absorvente seletivo para hidrocarbonetos, que deve ser utilizado como uma meia no interior de poços, corpos d'água ou na forma de trincheiras, quando inserido dentro de suportes em aço inoxidável. Sua aplicação se faz necessária para a recuperação de produtos em fase livre. O equipamento também pode ser utilizado em substituição ao bailer, como mecanismo de purga periódica de produtos, ou como sistema dedicado para obtenção de resultados contínuos. Mas antes do uso com o sistema dedicado, é recomendada a remoção do excesso de produto no poço através de bailer ou outro sistema de amostrador de captura”, segundo Banderali.

 

Para mais informações sobre a nova linha de produtos para remediação Durham Geo da Ag Solve, solicite outros detalhes pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br

 

Sobre a Durham Geo

 

A empresa Durham Geo Slope Indicator (DGSI) é especializada em design, fabricação e fornecimento de produtos para construção, geotecnia e geofísica. Seus equipamentos para a área ambiental destinam-se à remediação de águas subterrâneas, amostragem, além de uma linha completa de medidores de qualidade da água.

Muitos dos produtos, inicialmente sob o nome Brainard-Kilman, são oferecidos desde 1965. Toda a produção é realizada em fábricas nas cidades de Stone Mountain, na Geórgia e Mukilteo, em Washington, nos Estados Unidos. As duas instalações são certificadas ISO 9001:2000, para concepção, fabricação, distribuição, calibragem e reparação dos equipamentos.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp