Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Tecnologia facilita medição de oxigênio dissolvido

Publicado em 05/11/2008

O oxigênio é um parâmetro importante para o controle e monitoramento da degradação do carbono e dos processos de nitrificação e desnitrificação em estações de tratamento de águas residuais, principalmente, com relação à medição de sua concentração. Um trabalho bastante árduo, se realizado com os sensores eletroquímicos comuns, que precisam estar sempre calibrados e limpos regularmente para evitar erros de medição.

Com o intuito de revolucionar este mercado, um tipo completamente novo de sensor de oxigênio foi desenvolvido pela empresa Hach: o LDO. A empresa foi a primeira a lançar um medidor de Oxigênio Dissolvido por Luminescência (LDO®). A inovação garantiu à empresa, dois anos após seu lançamento, que se tornasse líder em medições de oxigênio dissolvido com a introdução da nova tecnologia LDO.

O método óptico de medição não apresenta os inconvenientes dos demais sensores eletroquímicos. A luz azul de alta energia fornece resultados de resolução elevada. O novo princípio de medição dispensa calibrações freqüentes, troca de eletrólito, sendo necessária apenas a troca da cápsula do sensor uma vez por ano. “Sua facilidade de uso, velocidade de medição e pouca manutenção têm impressionado os usuários”. Esta nova geração de medidores de mão traz também uma ampla gama de melhorias, como recursos “Plug and Play”, sondas “inteligentes” - IntelliCAL™ - que proporcionam precisão e repetibilidade superiores para medições de oxigênio dissolvido em aplicações de demanda bioquímica de oxigênio (DBO), como por exemplo nas estações de tratamento de águas residuais. Elimina também a incerteza de medição associada às membranas e é calibrada em menos de um minuto. A sonda foi desenvolvida para uso com o medidor digital Hach HQd, pode medir ainda pH, condutividade e temperatura. O equipamento pode ser usado também na medição da Demanda Biológica de Oxigênio, podendo ser aplicado em projetos de bioremediação de águas subterrâneas. Para isso é necessário apenas o Probe específico e o medidor HQ40D.

A organização de desenvolvimento de normas ASTM International certificou o método LDO, como um dos três métodos para medição de oxigênio dissolvido e demanda bioquímica de oxigênio na água. O equipamento é comercializado no País pela empresa de monitoramento ambiental Ag Solve, desde o início do ano. Para obter mais informações sobre soluções de medição LDO, entre em contato pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br ou pelo telefone: (19) 3825-1991.

 

 

 

Sobre a Hach

 

A Hach Company é líder mundial em análise de qualidade de água (juntamente com a Radiometer Analytical, uma marca da Hach Company) e vem desenvolvendo o seu conhecimento e experiência em eletroquímica há mais de sessenta anos. A companhia vem testando soluções, que incluem medidores portáteis LDO e instrumentos de processo para laboratório, campo e medição contínua e em tempo real.

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp