Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Novo equipamento monitora água da chuva

Publicado em 05/11/2008

O acompanhamento das chuvas tem sido cada vez mais importante em estudos e análises nas áreas de engenharia, hidrologia, climatologia e agricultura. A quantidade e a freqüência de água precipitada é uma informação estratégica na hora de orientar as ações dos gestores de recursos hídricos, agilizando resultados e evitando problemas técnicos. A partir de dados detalhados e precisos sobre o histórico das chuvas é possível resolver questões como drenagem, dimensão de barragens, gerenciamento de enxurradas, determinação de picos de precipitação, entre outros. Agora, um novo equipamento, que amplia e facilita o registro destes dados, acaba de ser trazido ao Brasil pela empresa de monitoramento ambiental Ag Solve, representante exclusiva da Solinst no País: o Rain Logger. Com o aparelho é possível fazer o monitoramento remoto de bacias hidrográficas e águas subterrâneas, além de obter dados pluviométricos completos para estudos agrícolas, florestais, entre outras aplicações.

Ele funciona como um coletor de dados, projetado para medir o volume de precipitação em um pluviômetro de básculas. Compacto e à prova d'água, este equipamento oferece longa durabilidade, pois possui uma bateria interna que dura até 10 anos”, explica a responsável pelo Departamento Comercial da Ag Solve, Adriana Artoni. Entre as principais vantagens do Rain Logger, segundo Adriana, estão baixo custo, formato compacto, grande durabilidade e um software de monitoramento de dados de uso fácil e intuitivo.  “Todos os dados coletados são registrados e podem ser transferidos diretamente para um computador ou para um Leveloader Gold, dispositivo portátil com visor, que substitui o notebook a campo. Além disso, os usuários podem adicionar os dados de precipitação à sua rede de monitoramento de nível d'água, utilizando o mesmo software, já que o Rain Logger é compatível com todos os acessórios de comunicação da linha Levelogger”, afirma Artoni.

Desenvolvido no Canadá, o equipamento é capaz de registrar os pulsos gerados por um pluviômetro com amostragens lineares ajustadas de 5 minutos até 99h, podendo armazenar até 40  mil leituras (dados). O volume de precipitação por período definido e o nível máximo de precipitação de 5 minutos são registrados em uma memória não volátil. O equipamento mostra o valor total de chuva durante o período de amostragem em milímetros por hora (mm/h) ou polegadas por hora (in/h). “Entretanto, o cliente pode solicitar a configuração para que o equipamento apresente o pico de intensidade, e neste caso ele faz a comparação e dá o maior valor em mm/h ou in/h. Dois canais são mostrados em duas colunas no mesmo arquivo de dados que é gerado pelo software. Uma coluna para mostrar o número de indicações durante os intervalos e outra coluna mostrando a maior intensidade durante o período de 5 minutos”, finaliza ela.

 

Mais informações em www.agsolve.com.br

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp