Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Um telhado vivo

Publicado em 22/09/2008

Imagine um gramado ou jardim suspenso, sob telhados ou lajes de casas, prédios e outras construções – com tudo recoberto de verde. Assim é o ecotelhado, um sistema modular de vegetação, cuja base é um módulo feito a partir da borracha E.V.A (Etil Vinil Acetato) reciclada agregada com cimento. “Este módulo é plantado em viveiros, para depois ser transferido para cima dos telhados já plenamente vegetado. Tem baixo peso, o que permite uma aplicação abrangente. Os módulos colocados podem ser retirados facilmente e sem danos, em caso de eventual necessidade”, afirma João Manuel Linck Feijó, engenheiro agrônomo da empresa Ecotelhado. O sistema foi criado, segundo o engenheiro, com a finalidade de compensar uma série de danos à natureza, que têm sido causados por conta da maciça urbanização das cidades.

 

 

“O telhado ecológico retém a água da chuva, contribuindo para a diminuição das enchentes e a poluição dos córregos e mananciais. Por meio da fotossíntese, melhora a condição do ar na cidade. Proporciona um melhor isolamento acústico e também cria novos ambientes para a vida de outras espécies, como insetos e pássaros,  preservando-as. Além disso, gera economia de energia de climatização com maior conforto térmico. Diminui o calor urbano e tem um efeito visual muito agradável” garante João Manuel. O ecotelhado pode ser aplicado praticamente em qualquer telhado bem construído. Há sistemas mais leves e outros mais elaborados, com mais peso. Para cada caso é avaliada a estrutura e o objetivo desejado.

 

 

A novidade tem como objetivo ser uma interface habitação-natureza de baixa manutenção. “Não se usa a poda. A necessidade de irrigação vai variar de acordo com o clima da região. Em alguns lugares não é necessária, em outros, é fundamental. Nestes casos, devemos optar pela reutilização das águas. Os custos são compatíveis com o benefício e bem viáveis com este sistema”, explica o engenheiro. Segundo ele, a procura vem aumentando ao longo dos anos. “O telhado ecológico está muito relacionado com a questão da sustentabilidade do Planeta. Creio que é bastante óbvio a esta altura, que não podemos continuar aumentando a área urbana em detrimento da área natural. Com as coberturas vegetadas podemos agregar os dois. Inclusive, já há cidades no mundo onde existe forte política de incentivo a telhados vivos, inclusive com subsídio, como é o caso recente de Nova Iorque”.

 

Quem quiser mais informações pode conseguir pelo e-mail: ecotelhado@ecotelhado.com.br

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp