Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > A importância do monitoramento da umidade do solo na agricultura

Publicado em 29/08/2008
A importância do monitoramento da umidade do solo na agricultura

 

A umidade do solo é um dos principais parâmetros para a produção agrícola, através de sua medição o agricultor pode acompanhar incidências e evitar maiores gastos.

Foto: Francesco Gallarotti, Unplash

 

Por ser inibidor de gastos com água e energia elétrica, e por prevenir doenças, o monitoramento da umidade do solo tem sido cada vez mais importante na agricultura. Segundo Mauro Banderali, diretor técnico da Ag Solve, “ao conhecer a quantidade de água disponível no solo, o produtor rural pode irrigar somente quando for necessário. Mais importante ainda, é a possibilidade de ter um estudo diferenciando das áreas dentro de sua propriedade, mostrando quais tem maior facilidade ou dificuldade de reter água. Este acompanhamento evita a incidência de doenças na plantação, decorrente da quantidade de água aplicada na plantação”.

 

Para este trabalho, são indicados sensores ou sistemas de monitoramento de umidade do solo e também de microclima agrícola. “O monitoramento da chuva e de outras variáveis climáticas também ajudam o agricultor no manejo de sua cultura”, ressalta Mauro. A Ag Solve possui sensores de temperatura e umidade do solo, que podem ser utilizados com um datalogger que permite a visualização dos dados em tempo real no próprio equipamento ou integrado à uma estação meteorológica. “Eles auxiliam o agricultor a reduzir o consumo de água e energia elétrica, aumentando a eficiência da irrigação”.

 

De acordo com Banderali, o melhor modo do agricultor manejar a plantação é conhecendo bem a região de seu cultivo. “Saber as épocas do ano em que costuma ter maior ou menor incidência de chuva, conhecendo quais são as condições médias a que o cultivo fica exposto e qual a probabilidade de aparecerem problemas ligados à temperatura, umidade relativa do ar, ventos ou chuvas e presença de água no solo, é fundamental. Baseado nas informações do histórico passado, o agricultor sabe o que esperar em cada época do e tem como efetuar um melhor planejamento das atividades de plantio, manutenção, pulverização de agroquímicos ou fertilizantes e colheita”, enfatiza ele. O histórico pode ser obtido em estação meteorológica automática própria, instalada na propriedade.

 

 

Soluções em Monitoramento Meteorológico

 

A Ag Solve oferece estações meteorológicas e soluções personalizadas em projetos voltados à meteorologia em segmentos industriais, de construção civil, agricultura, segurança do trabalho, entre outros.

As estações utilizadas como ferramentas em processos agrícolas são capazes de notificar o usuário através de relatórios enviados para uma rede de computadores, via e-mail (em casos de sistemas telemétricos). Realizando medições dos parâmetros escolhidos em tempo real.

Para mais informações sobre os equipamentos de monitoramento meteorológico, entre em contato conosco através do telefone (19) 3825-1991, do WhatsApp(19) 99168-6639 ou pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br.

 

Precisa de ajuda para escolher a melhor solução para sua aplicação?

Nossos especialistas podem ajudá-lo. Entre em contato.

Fale Conosco