Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Cultura controlada dá maior garantia de lucro

Publicado em 23/06/2008

Tecnologia para controlar microclima em ambiente protegido é aliada do produtor

 

Os imprevistos na área agrícola são muitos. Eles vão desde geadas e chuvas intensas até o ataque de pragas e doenças. Num mercado cada vez mais competitivo, somente aqueles que investirem em infra-estrutura e alta tecnologia é que se manterão na atividade. Segundo o pesquisador e coordenador do Escritório de Extensão da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp, Antonio Carlos Bliska, o monitoramento do microclima aliado ao cultivo protegido é uma boa saída para isso. “Ambos são ferramentas essenciais para a minimização de riscos. Com o monitoramento do microclima é possível controlar a qualidade e a produtividade da cultura, fazer o controle de pragas, prevendo quando vai ser a sua época de incidência. E nas estufas, os riscos contra intempéries climáticas e a incidência de doenças são reduzidos, o que diminui o uso de defensivos agrícolas, agredindo menos o meio ambiente. Além disso, é possível economizar água e fertilizantes com a implantação de um sistema de fertirrigação. Isto elimina também o problema de lixiviação por conta das chuvas, deixando de contaminar os lençóis freáticos”, afirma Bliska. Se realizado continuamente, durante as várias fases da cultura, o monitoramento do microclima permite, inclusive, a análise de dados ao longo do tempo, o que facilita a definição das providências a serem tomadas. De acordo com o pesquisador, com todo este sistema é possível controlar épocas de frutificação e floração, avaliar a quantidade de luminosidade e água necessárias, além de produzir durante o ano todo. “Isto é uma grande vantagem comercial para o produtor de flores, por exemplo, pois ele consegue programar que a produção fique pronta em datas específicas como Dia dos Namorados ou Dia das Mães, entre outras. O produtor também reduz gastos com mão-de-obra, graças à automatização do processo produtivo”, salienta Bliska.

De acordo com Mauro Banderali, diretor da empresa de monitoramento ambiental Ag Solve, já existem no mercado dois equipamentos disponíveis para o acompanhamento de microclima agrícola: o Weather Tracker e o TDR-300. O primeiro monitora condições de campo, bem como alerta para doenças de plantas e presença de insetos, informando graus dia, horas frio e monitoramento de temperatura (valores mais altos e mais baixos). O segundo é utilizado para acompanhamento da umidade do solo, auxiliando na irrigação. “Hoje em dia, praticamente todos os tipos de hortaliças como tomate, pepino, morango, verduras, entre outras, podem ser cultivadas em estufas e terem o seu microclima monitorado. Este tipo de cultivo também é muito utilizado para a formação de flores, frutas e plantas ornamentais”, comenta o pesquisador.

 

Para mais informações sobre monitoramento agrícola ligue para o telefone (19) 3825.1991 ou mande um e-mail para vendas@agsolve.com.br

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp