Notícias > O planeta Terra está próximo de alcançar pontos de crise climática irreversíveis
Global Tipping Points Report 2023
De acordo com o Global Tipping Points Report 2023 a maior estimação da categoria já realizada, abrangendo aproximadamente mais de duzentos cientistas de vinte e cinco instituições. 5 pontos de desvio dos sistemas terrestres, como o declínio de grandes camadas de gelo e a mortalidade de recifes de corais de águas quentes, ameaçados de serem ultrapassados em atribuição das mudanças climáticas.
Se o aumento da temperatura exceder a 1,5°C estipulados pelo Acordo de Paris, os outros 3 serão afetados até 2030. A Terra se aproxima aceleradamente de pontos irreversíveis de grande impacto, capaz de gerar uma série calamidades ambientais pela Terra.
A pesquisa apontou 26 pontos irreversíveis designados com base evidências de mudanças, registros e modelos computacionais. Existem diversos fatores que afetam os sistemas, em evidência, as mudanças climáticas, um elemento crucial. Ainda que, a temperatura global estagnasse, o planeta está a 1,2°C mais quente em comparação a época pré-industrial. As mudanças planetárias não ocasionará temperaturas acima do controle nas próximas décadas, entretanto, ocasionará danos críticos às pessoas e à natureza irreversíveis.
Os pontos irreversíveis no planeta refletem riscos de intensidade jamais enfrentados antes. Desencadeando impactos agressivos, considerando a extinção do ecossistema e da aptidão de cultivo da agricultura, com impactos sociais que abrangem mudanças em massa.
Os recifes de coral em volta do mundo encontram-se ameaçados em níveis atuais de aquecimento. As camadas de gelo na Groenlândia e na Antártica Ocidental correm o risco da degradação irreversível, aumentando os níveis do mar pelos próximos séculos.
Fonte: https://climainfo.org.br/2023/12/06/terra-se-aproxima-de-pontos-de-nao-retorno-da-crise-climatica/