Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Estabeleça um método confiável de coleta de dados de inundações a longo prazo com a ajuda do Levelogger

Publicado em 04/12/2023

O volume de água subterrânea descoberta é 3x maior que todos os oceanos combinados já existentes

Com o crescimento das chuvas e inundações devastadoras, atribuídas às mudanças climáticas, intensifica a necessidade de dados mais precisos sobre os níveis da água.

Dados precisos sobre as cheias possibilitam uma melhor tomada de decisões para a gestão de bacias hidrográficas e reservatórios de emergência, abrangendo medidas de elaboração para urgência. 

 

Monitoramento de fluxo

O USGS no Arizona monitora o fluxo dos rios desde 1890. Atualmente, eles possuem cerca de 200 medidores de vazão em todo o Estado de Arizona. A sua finalidade é ampliar a compreensão e antecipar os impactos das cheias por meio da coleta de dados a longo prazo sobre os cursos de água.

As medicões existentes de eventos de inundações abrangem o levantamento de marcas de maré alta após um fluxo alto e medições de vazão direta durante um evento de enchente.

Entretanto, as pesquisas de nível máximo da água geram informações em relação ao nível máximo e a vazão, porém elaboram uma imagem completa do nível da água durante toda a enchente. 

As medições de descarga direta são altamente perigosas e não podem ser executadas em locais remotos e de difícil acesso durante a cheia.

 

Método de área de inclinação contínua 

Para solucionar as limitações de dados, o USGS do Arizona está desenvolvendo o método CSA, que envolve a criação de um trecho, onde os dados contínuos do nível da água são coletados em um riacho. Por volta de 3 ou mais dataloggers de nível de água são instalados no trecho. Cada registrador de dados está localizado em uma zona transversal do fluxo com características parecidas, incluindo forma, inclinação e fluxo.

Uma grande quantidade de pesquisas e medições de campo são essenciais para escolher trechos de fluxo adequados. As zonas indicadas englobam um percurso reto que seja estável e não seja constantemente limpo. Os trechos escolhidos estão localizados geralmente ficam inacessível no decorrer da enchente.

Levantamentos e informações em campo são utilizados para indicar a geometria e o declive do canal, fundamental para determinar a vazão do rio em conjunto com as aferições do nível da água.

O Levelogger da Solinst está sendo aplicado no projeto. Os equipamentos estão inseridos invólucros metálicos robustos, localizados em postes resistentes introduzidos nas margens dos rios. A maioria introduzidos no decorrer da cheia.

 

                                                            

                                                                                  Solinst Levelogger Edge instalado em gabinete de metal para registrar medições contínuas de nível de fluxo (fonte da imagem: USGS)

 

O Barologger é instalado no local para fornecer dados barométricos, que posteriormente são usados para compensar dos dados do Levelogger. 

Instalados em diferentes tipos de rios, abrangendo canais de areia, leito rochoso e canais de paralelepípedos. Os Leveloggers são configurados marcar leituras de nível de água a cada 5 minutos, no período de 1 ano. Anualmente, é feito o download dos dados dos Leveloggers e Barologgers depois de uma grande vazão.

Os dados forneceidos são utilizados para antecipar fluxos posteriores e cheias, fornecendo dados mais precisos baseados em atividades imeidatas. Com a mudança climática, as medições, relatórios e dados contínuos a longo prazo serão recursos benéficos para o futuro.


Fonte: 
https://www.solinst.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp