Notícias > Registros apontam o dia mais quente em todo o mundo
Por: Ag Solve Monitoramento Ambiental
A Europa se prepara para calor intenso agora no mês de julho
O mundo registrou na segunda-feira (03/07) o dia mais quente de todos os tempos, quebrando recorde na temperatura média global, consecutivamente na terça-feira (04/07) e quarta-feira (05/07). O clima permaneceu estável na quarta-feira, tornando-se o terceiro dia seguido que o mundo não bateu oficialmente o recorde. A temperatura média global registrou 17,18 graus Celsius nos dias 04 e 05 de julho, com base em dados de satélite, observações e simulações de computador do Climate Reanalyzer.
Esse evento ultrapassou o recorde atingido no mês de agosto do ano de 2016, que registrou 16,92 graus Celsius, batendo recordo que permaneceu durante um dia.
As máximas temperaturas no continente Europeu são indícios das mudanças climáticas
Países europeus estão sendo impactados com as altas ondas de calor nas últimas semanas, nomeando um evento de calor extremo pela segund vez. Após um mês de junho extremamente quente, o Reino Unido esperando um julho ardente.
Nota-se que o fenômeno climático El Ninõ está presente, e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) da ONU inteirando o risco as vidas com o calor intenso. Alguns países da Europa apresentaram campanhas para prevenir mortes por ondas de calor.
Onde o calor está mais afetando?
Com altas temperaturas de longa duração, atingindo acima de 35 graus Celsius, já o norte da África bateu temperaturas próximas a 50 graus Celsius. Na Índia, EUA e até na Antártica, no presente momento, em seu inverno, macaram temperaturas, inesperadamente altas.
Lamentavelmente, garante ser o começo de uma sequência de novos recordes estipulados no ano de 2023, conforme as emissões de dióxido de carbono, os gases de efeito estufa, acompanhado com um crescente fenômeno climático El Ninõ, elevam as temperaturas, batendo novos recordes.