Notícias > Secas atípicas: Aquecimento global está alterando o ciclo da água.
Por: Ag Solve Monitoramento Ambiental
De acordo com um relatório divulgado pelo Global Water Monitor Consortium, o aquecimento global está alterando o ciclo da água em todo o planeta, alertando ocorrências como secas inesperadas que acontecerão com mais frequência nos próximos anos. O relatório apontou que é o terceiro ano seguido que o fenômeno La Niña aumentou as secas presentes nas Américas, provocando enchentes nas regiões da Ásia e Oceania. No ano de 2022, o ciclo da água foi tomado por águas oceânicas quentes no leste e norte do Oceano índico e Pacíficio ocidental. Ocasionando uma intensa onda de calor no sul da Ásia, acompanhada por uma monção úmida que provocou fortes enchentes no Paquistão.
Em outras partes da Europa e da China, as intensas ondas de calor ocasionou secas inesperadas, provocando baixo fluxo nos rios, prejuízos no agro e queimas nas florestas. No relatório indica que a temperatura do ar na Terra em 2022 permaneceu o aquecimento a longo prazo, entretanto a umidade do ar reduziu.
Fica o alerta sobre as mudanças climáticas em constante mudança em todo o mundo, que pode ocasionar secas intensas no período do inverno, queimas florestais, e severas ondas de calor em locais mais úmidos. Esse fenômeno é chamado de "secas repentinas" , pois se manifestam de forma mais acelerada do que a época de seca natural, de acordo com o clima.
As secas são mais visíveis em locais mais úmidos como no inverno ou estação fria, em grande parte da Europa. A tempos atrás, a época de verão era curta para gerar secas rigorosas como as atuais. Alguns incêndios em florestas nos anos de 2019 e 2020 são um exemplar mostrando que a costa leste secou em pouco tempo e o período de incêndios iniciou no inverno.
Os ecossistemas e a agricultura estão sendo impactadas diretamente com essas secas atípicas que estão habituadas com chuvas estáveis em grande parte do mundo.
Os incêndios de diversas árvores em terras altas e em florestas comumente úmidas são exemplos do que podemos esperar em vê-las mais secas, quentes e de longo prazo, impactando a agricultura no período do inverno, se tornando cada vez menos confiáveis. Se parâmetros do La Niña manter-se por mais tempo no futuro, possivelmente promoverá secas e inundações cada vez mais severas.
Global Water Monitor é uma iniciativa conjunta de diversas organizações públicas e privadas de pesquisas e desenvolvimento. Todos as informações estão abertamente Clicando Aqui.
Fonte: Publicado por Cosmos Magazine