Notícias > Minas e outros três estados brasileiros recebem alertas de tempestades
Ag Solve Monitoramento Ambiental
12 de janeiro l 11:30
O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou que os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás enfrentam chuvas intensas no decorrer desta terça-feira (11/01). Tendo grande potencial de deslizamentos em encostas, enchentes nas cidades e aumento do nível de rios.
Ainda nesta semana o INMET divulgou que haverá aumento de chuvas nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Uma onda de calor com ar seco se aproxima da região Sul do Brasil, atingindo médias memoráveis, excedendo a média de temperatura da região.
A volta do fenômeno Lã Nina é responsável pelo excesso de chuvas em algumas regiões e a seca em outras, afirma Estael Dias, meteorologista do MetSul Meteorologia. Esse evento está acompanhado das mudanças climáticas, das ações humanas e de zonas de convergência do Atlântico Sul. O meteorologista Estael esclarece que esse acontecimento impossibilita que a chuva chegue até a região Sul, concentrando-se nas regiões do Centro-Oeste até o Norte.
A tecnologia que auxilia a reduzir impactos causados por períodos de estiagem e volumes de precipitação.
Um dos assuntos mais abordados em todo o mundo, é como as mudanças climáticas tem sido cada vez mais frequente, rigorosa e prolongada. No atual cenário, é fundamental monitorar e gerenciar o clima, desde o início e todo o período de duração de estiagens, grandes volumes de chuvas, e épocas de geadas. Monitorar é a maneira mais eficaz de prevenir impactos provocados pelas condições climáticas.
O uso de estacões meteorológicas, pluviômetros e medidores contribuem para o gerenciamento de riscos causados pelas mudanças climáticas, possibilitando a tomada de decisões estratégicas.
Os dados de precipitação são obtidos de forma rápida e fáceis de serem manipulá-los, utilizando alta tecnologia, para análises e diagnósticos.
Foto: Banco de Imagens Ag Solve
Fonte: https://portal.inmet.gov.br/