Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > O Efeito das Mudanças Climáticas no Setor Agrícola

Publicado em 19/08/2021

O Efeito das Mudanças Climáticas no Setor Agrícola

 

A agricultura é um ramo dependente dos fatores climáticos, e com isso, os eventos extremos podem não só impactar nas plantações, mas também nas propriedades agrícolas e na disponibilidade de recursos naturais. Quanto aos parâmetros meteorológicos no campo e nas cidades são esperadas mudanças bruscas.

 

Doenças e Pragas

 

Vimos uma forte infestação de gafanhotos no quente inverno de 2020 no Rio Grande do Sul, vindos de regiões secas da Argentina. Doenças e fungos poderão acompanhar estes insetos que causarão alteração nas práticas locais, exigindo mais químicos e aumentando os custos de produção de alimentos ou perdas ao produtor rural.



 

Eventos Climáticos no Brasil

Eventos climáticos relacionados ao aumento da temperatura global podem impactar o setor agrícola, como:

 

Ondas de Calor

 

Temperaturas extremas são responsáveis pela queda ou perda agrícola, uma vez que interferem no desenvolvimento das plantas. Espera-se que por volta do ano de 2050 a produtividade da maior parte da agricultura brasileira sofrerá uma queda significativa, devido ao excesso de calor e ondas de frio.
 

 

Frequência de Chuvas e Suas Intensidades

 

Os regimes de chuvas deverão mudar já que outros parâmetros também estão alterando, com amplitudes maiores que as registradas até o momento. Estamos vendo isso com mais frequência no hemisfério Norte com neve no Texas, secas severas e chuvas torrenciais na Europa e Monções extremamente fortes na Ásia, que além de danos às produções agrícolas, causaram danos severos às propriedades. Em uma última análise, tais eventos alteram o relevo e o perfil dos rios e lagos, assoreando-os e dificultando o acesso à água para uso futuro.

 

 

A Importância do Monitoramento no Setor Agrícola

 

O planejamento é fundamental em todos os tipos de negócios, principalmente no setor agrícola, que depende das condições climáticas para o desenvolvimento das safras.

As Estações Meteorológicas ou instrumentos de medição não reduzem as perdas pelas causas citadas acima, mas permitirão estudar os efeitos imediato do clima sobre a produção e o ambiente. Com dados atualizados será possível dimensionar melhor os recursos disponíveis na propriedade e ajustar para as demandas futuras, além de colher informações regionalizadas com confiabilidade para a tomada de decisões de curto, médio e longo prazo.

 

Equipamentos para o Monitoramento Agrícola

 

Estações Meteorológicas

 

 

Sensor de Velocidade e Direção do Vento

 

 

Sensor de Temperatura e Umidade do Ar

 

 

Estações Para o Monitoramento Hidrológico

 

 

Medidores de Nível de Água Superficial e Subterrânea

 

 

Soluções Tecnológicas

A Ag Solve é especializada em soluções tecnológicas nas áreas de meteorologia, hidrologia, remediação/investigação e gases. Desde 1999 no mercado de instrumentação ambiental, oferecendo projetos, equipamentos, instalações e softwares para o monitoramento de curto, médio e longo prazo.

Para mais informações sobre equipamentos e serviços, entre em contato conosco através do telefone (19) 3825-1991, do WhatsApp  (19) 99168-6639 ou pelo e-mail: vendas@agsolve.com.br.

 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp