Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Como o escoamento urbano afeta a qualidade da água?

Publicado em 31/08/2019
Como o escoamento urbano afeta a qualidade da água?

Escoamento urbano pode ser um termo com o qual nem todos estão familiarizados, mas, quem vive em qualquer cidade provavelmente experienciou essa questão. 

Ele não deve ser subestimado. E é uma das maiores ameaças à vida cotidiana, aos lares e à vida selvagem. Continue lendo para saber mais sobre o escoamento urbano e como ele pode afetar a qualidade da água em sua área.  

O que é escoamento urbano?

Urbanização refere-se à maneira como nossas cidades foram desenvolvidas. Isso inclui estradas, prédios e outras criações artificiais. O escoamento urbano é a conseqüência da água da chuva nessas construções artificiais. 

Quando chove intensamente ou por longos períodos, a água da chuva pode se acumular na superfície das estradas, telhados e demais caminhos e esse fenômeno é conhecido no setor de preparação contra inundações como: escoamento urbano.

Os riscos do escoamento urbano

Quando o escoamento urbano existe, causa duas grandes preocupações para os residentes locais: uma delas é o aumento do risco de inundações. Pois se a água da chuva não puder escapar facilmente pelas bocas de lobo ou se acumularem muito rápido sem que esses drenos absorvam e manejem a água efetivamente, ela permanecerá na superfície e causará possíveis enchentes. Levando danos nas construções e, em casos extremos, pessoas podem perder suas casas e pertences.

O segundo risco associado ao escoamento urbano é a poluição da água. O escoamento urbano pode afetar negativamente a qualidade da água. Em tempestades normais em que o escoamento urbano não ocorre, a água da chuva passa pelo solo. No entanto, superfícies urbanas impermeáveis ​​impedem que isso aconteça e transportam a água da chuva para os drenos pluviais. Essa água absorve poluentes no caminho, como óleo de motor, fertilizantes, metais, sujeira, pesticidas e muito mais. Este é o começo de um ciclo perigoso que inclui:

  • Limitação do crescimento da vegetação;
  • Perturbação no ecossistema aquático;
  • Danos à infraestrutura, que podem causar o acúmulo de mais água de escoamento urbano;
  • Aumentos de custos para os conselhos locais e empresas de água;
  • Intoxicação por animais selvagens.

As soluções 

Os drenos de tempestade são uma maneira de lidar com os problemas de inundação. As áreas de alto risco podem exigir mais esgotos ou outros métodos de prevenção de enchentes. E outra solução pode ser que profissionais testem a qualidade da água e identifiquem problemas precocemente. 

Ao descobrir água com baixa qualidade que apresenta riscos, as autoridades locais e as empresas de água podem implementar o procedimento e encontrar maneiras adequadas de lidar com esse tipo de problema. Isso exigirá o uso do melhor equipamento de monitoramento da qualidade da água - e conhecimento de como usá-lo. 

A prevenção completa nem sempre é possível, e é por isso que é essencial ter meios para saber quando uma inundação é iminente. Dispositivos e sensores meteorológicos , como sistemas de alerta antecipado de inundação , podem ser instalados para alertar melhor a comunidade de quando é provável que ocorra um novo fenômeno. 

Entre em contato conosco para falar  sobre como nosso sistema de alerta de inundação e nossas sondas multiparâmetros podem ajudar em sua comunidade local.

Fonte: Aquaread.com

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp