Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Sistemas CMT comprovam dados de alta resolução na análise de água subterrânea

Publicado em 24/03/2019
Sistemas CMT comprovam dados de alta resolução na análise de água subterrânea

 

Poços de Monitoramento CMT sendo analisados juntamente com um Medidor de Nível 102 Solinst.

 

A área de Botlek, em Rotterdam, Holanda, é uma zona altamente industrializada perto da costa oeste. Devido às emissões de plumas químicas e petroquímicas de fábricas locais e plantas industriais, foi dada ênfase aos estudos de contaminação de águas subterrâneas.

 

Recomendando o Sistema de Monitoramento de Água Subterrânea Multinível CMT

Em 2015, a Spectrasens, distribuidora exclusiva dos produtos Solinst na Holanda, propôs pela primeira vez o uso dos Sistemas de Monitoramento Multinível Solinst CMT para ajudar a coletar dados de águas subterrâneas de alta resolução na região de Botlek.

Um Sistema Multinível CMT consiste em tubos de polietileno continuamente ligados com sete ou três canais separados que percorrem o comprimento da tubulação.

As zonas de monitoramento das águas subterrâneas são criadas mecanicamente e vedadas, uma em cada canal separado em diferentes intervalos verticais.

Os sistemas CMT são colocados em poços para coletar dados específicos de cada canal em determinada profundidade.

Para saber mais, confira a mais sobre o Sistema Multinível Solinst CMT.

A Spectrasens introduziu o CMT como uma opção para vários órgãos governamentais, incluindo a província da Holanda do Sul. Depois de receber a aceitação da província, um projeto-piloto do sistema CMT foi aprovado para ser lançado em setembro de 2016. O projeto-piloto inicial incluiu a instalação de trinta poços CMT.

 

Construindo e Instalando Sistemas de Monitoramento de Água Subterrânea Multinível CMT

Inicialmente, três funcionários foram treinados para a construção adequada das portas de monitoramento no sistema CMT. Depois que cinco sistemas CMT foram criados com sucesso internamente, era hora de instalar sistemas no campo.

  

Construindo as áreas multicanais dos sistemas CMT

No total, foram instalados trinta sistemas de monitoramento multinível de água subterrânea CMT, variando em profundidades de 30 a 70 metros. 

Instalando os poços

Para melhor encaixe no diâmetro dos poços de monitoramento, foram criados centralizadores modificados e espaçados ao longo do sistema CMT para mantê-los de forma adequada nos poços.

 

Monitoramento de Sistemas Multinível CMT

Os níveis de água nos Sistemas CMT são monitorados com o uso de Medidores de Nível de Água Solinst Modelo 102, que possuem cabos e sondas estreitos. A amostragem de água é completada usando bombas peristálticas; detectores de gás podem ser usados ​​para verificações da presença de solventes. 

As amostragens iniciais em Botlek resultaram em dados interessantes.

 

Projeções Futuras e Lições Aprendidas

Com as instalações preliminares e os resultados de monitoramento, a Província da Holanda do Sul ficou muito satisfeita com o desempenho dos poços CMT e com os dados de alta resolução que eles forneceram. Para estudos posteriores, a segunda rodada de sistemas CMT foi encomendada.

Através do projeto piloto, a Spectrasens aprendeu que, depois de você ter explicado claramente como os Sistemas CMT funcionam e seus benefícios, é fácil obter suporte para a tecnologia. O treinamento de pessoal para construir e instalar sistemas CMT fez tudo ser muito simples.

Devido ao feedback positivo e aos dados úteis obtidos, a Spectrasens espera que o número de instalações do Sistema CMT aumente consideravelmente no futuro.

 

A Solinst agradece a Spectrasens, por fornecer os detalhes deste projeto.

Fonte: Solinst

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp