Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Tecnologia Ultrassônica auxilia no Controle de Turbinas Eólicas

Publicado em 23/03/2018

Foto por Master Wen em Unsplash

 

A empresa FT Technologies é especializada no desenvolvimento e fabricação de sensores de vento por ressonância acústica de alto desempenho – também conhecidos como anemômetros ou sensores de corrente/fluxo de ar.

Todos os sensores desenvolvido por eles incorporam a tecnologia Acu-Res® que permite que eles forneçam dados confiáveis de velocidade e direção do vento através de modelos compactos e leves. 

Normalmente os usuários tem acesso a mais de 99,9% de disponibilidade de dados, mesmo em climas adversos e com as condições meteorológicas mais difíceis.

A FT Technologies é a fornecedora líder para a indústria de turbinas eólicas e, além disso, seus sensores são utilizados em alguns dos edifícios mais altos do mundo, em estações meteorológicas, em ferrovias, e em navegações marítimas. 

Embora os campeões de vendas FT702 e o novo FT722 sejam ideais para o controle de turbinas eólicas, a FT também oferece o novo FT742-DM, especificamente projetado para atender aos padrões da Organização Meteorológica Mundial (WMO) para sensores de vento, oferecendo maior qualidade de dados aos usuários.


 

Sobre os Sensores


 

Os sensores da série FT7 foram cuidadosamente projetados para o controle de turbinas. Seu tamanho compacto e construção robusta significam que eles fornecerão muitos anos de serviço confiável, independentemente das condições adversas encontradas em muitos parques eólicos.

No projeto, o desenvolvimento e fabricação é feito para garantir que o produto atenda às exigentes necessidades da indústria de turbinas eólicas. A série FT7 oferece aos fabricantes e operadoradores de turbinas eólicas uma solução de sensores de vento ‘instale e esqueça’.

Todo sensor é completamente testado antes do envio e é calibrado no túnel de vento da FT Tech. Não há necessidade de calibração adicional.


 

Produtos Recomendados


 

O FT702 é o modelo campeão de vendas para controle de turbinas eólicas. É amplamente utilizado pelos principais fabricantes do mundo em todos os ambientes, incluindo on-shore e offshore. O mais novo modelo é o FT722 que apresenta maior precisão. Para clientes que precisam de uma faixa de leitura de velocidade de vento maior, recomendamos o FT742-FF ou o FT742-PM pois esses lêem velocidades de ventos de até 75m/s.


 

Controle de Turbinas – ONSHORE e OFFSHORE


 

Os sensores da série FT7 são os únicos sensores de vento projetados especificamente para controle de turbinas. A FT Tech é um dos principais fornecedores de sensores de vento para a indústria de energia eólica e fornecem para 11 dos 15 maiores fabricantes de turbinas.

O sensor não tem peças móveis e não requer recalibração. Isso reduz dispendiosos períodos de inatividade da turbina, bem como visitas de manutenção.

O sensor é bem adequado para aplicações offshore com a incorporação de proteção melhorada para prevenir corrosão causada por níveis elevados de névoa salina.


O sensor obteve classificação Classe C5-M conforme recomendado pelas Diretrizes GL para Energia Renovável para Certificação de Turbinas Eólicas Offshore 2012 (Seção 7.11.4).

Para operação em áreas propensas a formação de gelo tanto onshore quanto offshore, a série FT7 é equipada com um sistema de aquecimento termostaticamente controlado, altamente eficiente. Um aquecedor de três elementos (um elemento localizado na parte superior do sensor e dois na parte inferior) ajuda a manter o sensor livre de formação de gelo. O sensor foi aprovado no exigente teste militar dos Estados Unidos de formação de gelo MIL-STD-810G.

Além disso, testes independentes para padrões reconhecidos mostram que o sensor é capaz de suportar vibração senoidal e aleatória, impacto físico, raios e EMC (compatibilidade eletromagnética).

Os sensores foram aprovados também em teste para granizo com pedras de granizo de 50mm atingindo o sensor 30m/s.

Os sensores FT7 podem ser fornecidos com interface analógica ou digital. E podem ser montados tanto em uma barra plana quanto com um adaptador especialmente projetado para instalação em um tubo. Ambos os sistemas permitem o alinhamento rápido e repetível do sensor.


 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp