Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Segurança Industrial: Operando com soluções em tempo real

Publicado em 03/08/2017
Segurança Industrial: Operando com soluções em tempo real

Foto: Arquivo Ag Solve

Substâncias químicas industriais podem vazar, derramar ou até serem tratadas de forma inadequada. Isso traz ameaças aos colaboradores, às instalações de produção da empresa e até mesmo ao público nos redores dela.

Os sistemas de detecção de gás sem fio da RAE Systems trazem a facilidade de um monitoramento em tempo real, com sinais GPS e alarmes de homem caído que podem alertar o usuário gestor de operações assim que esses tipos de incidentes acontecerem, promovendo assim uma tomada de decisões mais rápida, caso seja necessária a evacuação da área de trabalho.

Como a única empresa que projeta e fabrica seus próprios sensores, os equipamentos RAE Systems fornecem excepcional precisão e amplas opções de sensores para as mais diversas aplicações. Além de contar com uma gama de monitores e acessórios ideias para atender às necessidades completas de uma planta industrial.

Com a tecnologia sem fio torna-se viável a criação de uma rede remota de dados, sendo possível monitorar vazamentos e situações de manipulação remota em vários locais e em grandes instalações industriais garantindo uma resposta rápida e eficaz.

 

Monitorando em tempo real

O sistema de monitoramento sem fio ProRAE Guardian pode ser integrado para fornecer leituras de instrumentos de detecção de gases em tempo real, incluindo condições de alarme em formato XML para seus sistemas de processo baseados em SCADA para ajustes instantâneos caso ocorra algum incidente.

Essas informações também podem ser usadas em análises preditivas e em outros grandes sistemas de dados para ajudar o gestor a avaliar e mitigar os riscos da melhor forma.

 

Soluções de monitoramento industrial por aplicação

Com os sistemas de detecção de gás sem fio da RAE Systems, você tem as ferramentas certas em tempo real para proteger seus recursos humanos e físicos, manter altos níveis de produção e reduzir o tempo de inatividade. Confira abaixo algumas das soluções de monitoramento em tempo real ideais para a sua aplicação industrial:

  • Entrada em Espaços Confinados: A exposição a gases nocivos e incidentes de homem-caído são riscos reais que devem ser avaliados antes de cada entrada em espaços confinados. Por isso, é essencial que existam soluções que promovam um monitoramento confiável e de resposta rápida para que os níveis de oxigênio, flamabilidade e toxicidade sejam considerados antes desse tipo de operação ser realizado. Os detectores de gases da RAE Systems monitoram gases tóxicos e usam sensores PID para sinalizar a presença de outros compostos orgânicos voláteis (VOCs) para manter a segurança dos colaboradores durante qualquer processo de entrada em espaços confinados. Essas informações assimiladas pelos detectores de gases selecionados para o monitoramento da área, também são essenciais para a escolha do equipamento certo para que o trabalho seja realizado, como uso de roupas especiais, máscaras e demais proteções. Além disso, são essenciais para verificar o tempo em que esse serviço deverá ser realizado.

 

[Leia Também:4 Dicas Para Controle de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC)]

 

  • Emergências: O conhecimento é fundamental para proteger sua equipe e sua organização. Em caso de emergência, suas equipes de resposta precisam de informações sobre a localização e a extensão das ameaças para que possam tomar as medidas adequadas e usar o equipamento certo. Sistemas de detecção de gás sem fio fornecem informações, recursos de rastreamento de fontes e comunicações de equipe que você precisa para aumentar a segurança. Esta visão pode ajudar a garantir que os trabalhadores sejam rapidamente alertados, você mobiliza as equipes e equipamentos adequados para o lugar certo e você otimiza o controle e a supervisão. Os detectores de gás também trabalham na infra-estrutura sem fio, permitindo que as equipes criem um perímetro efetivo em torno de ameaças, para que você possa minimizar o risco e voltar à produção o mais rápido possível.

 

  • Monitoramento de Perímetros Limitantes: O monitoramento contínuo da área para gases e radiações tóxicas ou nocivas no ar pode proteger pessoas e propriedades dentro de um perímetro, bem como minimizar riscos e aborrecimentos nas comunidades vizinhas. Os detectores de gases de área sem fio são uma solução ideal para o monitoramento da linha de vedação porque são econômicos de implantar, não requerem fiação, reduziram a manutenção e fornecem proteção 24 horas por dia. Os detectores de gás sem fio fornecem monitoramento remoto, em tempo real e coleta de dados, agregando registros de dados para um banco de dados permanente, verificando e marcando por locais. Eles também podem fornecer alertas em tempo real via Internet para acesso das agências reguladoras e o público em geral.

 

  • Detecção de Vazamentos: Em qualquer operação industrial, são possíveis vazamentos de tubos, válvulas e bombas. Dependendo do tipo de gás ou líquido que vaza, o risco é iminente, podendo representar uma ameaça à saúde do trabalhador, um risco de explosão na planta ou simplesmente uma perda de produto. Os sistemas portáteis de monitoramento de área da RAE Systems permitem que seus funcionários detectem e identifiquem possíveis vazamentos em segundos. Isso reduz a exposição potencial do trabalhador e permite uma resposta de emergência mais rápida. Os detectores de gás da RAE Systems são fáceis de usar, de modo que o monitoramento de detecção de vazamentos pode ser gerenciado por um gerente, trabalhador ou higienista. Tudo se resume a uma operação mais segura e mais lucrativa.

 

  • Manutenção da Planta Industrial: Garantir a segurança ideal durante as manutenções de planta ou manutenções das refinarias não precisa ser um desafio. As soluções portáteis de detecção de gás sem fio podem ajudá-lo a maximizar a eficiência de rotação, reduzir o tempo de inatividade e voltar para a produção rapidamente, expandindo a segurança e controlando potenciais riscos. Protegendo os contratados no local de manutenção e nas extensas atividades de entrada em espaço confinado, oferecendo maior visibilidade e conformidade de forma simplificada.

 

  • Segurança Ocupacional: É um fato de que trabalhadores saudáveis são mais produtivos e proteger seus trabalhadores da exposição a compostos orgânicos voláteis (VOCs) e gases nocivos é fundamental para manter sua saúde. A proteção ocupacional também é importante para a reputação industrial e para a conformidade com os órgãos reguladores. Equipar trabalhadores e gerentes com detecção de gases pessoais portáteis, garante sua segurança e bem-estar. O registro e os alarmes dos detectores de gases portáteis sem fio, auxiliam na redução da exposição potencial, aumentando a eficácia gerencial na resposta ao incidente e ao documentar o risco de exposição a longo prazo.

 

[Leia Também: Monitorando Benzeno e Escolhendo Um Monitor Adequado Para Proteção Pessoal]

 

Por Andressa Lemos

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp