Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Sistema Multinível Ajuda na Caracterização de Plumas em Expansão de Aterro

Publicado em 16/12/2016
Sistema Multinível Ajuda na Caracterização de Plumas em Expansão de Aterro

 

Pluma de clorobenzeno baseada na investigação inicial a modelagem do local de monitoramento
 

A empresa GZA GeoEnvironmental (GZA), uma consultoria ambiental multidisciplinar, projetou em um de seus campos de operações integrado a um grande aterro de resíduos sólidos no Estado de Rhode Island, EUA, um sistema de bombeamento e tratamento para a extração de plumas contaminantes. O sistema foi supervisionado pelos últimos 10 anos e obteve uma extração de mais de 10 milhões de galões, tratando com sucesso uma área de águas subterrâneas altamente contaminadas.

Este aterro de 93,1 hectares também é considerado uma área de recuperação caracterizada pelo programa de limpeza de áreas contaminadas por meio de substâncias perigosas e poluentes estabelecidos pela Lei de Responsabilidade, Compensação e Resposta Ambiental resguardados pela Agência de Proteção ao Meio Ambiente, EPA.

Com a expansão do aterro para 40,7 hectares, a próxima tarefa da empresa foi realocar a extração dos poços de tratamento do sistema. Antes que o sistema de remediação pudesse ser movido, eles precisavam caracterizar o local pretendido, que estava localizado na direção as águas subterrâneas fluem no aterro proposto - localização notória de uma pluma de clorobenzeno. A pluma DNAPL (Fase Líquida Densa Não Aquosa) está localizada em rocha ígnea fraturada (gnaisse de granito Scituate).

Durante o desenvolvimento inicial do aterro, realizou-se uma profunda investigação subterrânea e modelagem do mapeamento do fluxo de águas subterrâneas e do transporte de contaminantes. Com base nos modelos e histórico de dados, a GZA realizou cinco explorações nas bases rochosas do local para caracterizar ainda mais as propriedades hidrogeológicas do subsolo e determinar a distribuição de contaminantes na nova proposição de local da bomba e de tratamento do aterro.

Foram realizados extensos programas de testes in situ nos cinco poços de monitoramento, que foram perfurados a cerca de 33 metros da base rochosa do aterro. Os programas incluíram a amostragem discreta das zonas dos poços, testes de permeabilidade da base rochosa (packer testing), estudos da geofísica dos poços de monitoramento.

Os resultados dos testes nos poços de monitoramento, permitiram à GZA identificar as zonas discretas da base rochosa que deveriam ser monitoradas, com o objetivo de delinear ainda mais a extensão da pluma. Para esta tarefa, a GZA optou por instalar sistemas permanentes de monitoramento de águas subterrâneas a vários níveis.

Um sistema multinível para o monitoramento de águas subterrâneas permite um certo número de zonas discretas de amostragem em num único poço. Ele é composto por portas seladas que são colocadas em várias profundidades para obter um perfil 3D da subsuperfície coletando amostras e níveis de água de cada zona.

Exemplo de Sistema Multinível Waterloo instalado em base rochosa fraturada

Foram instalados cinco sistemas multiníveis Waterloo da marca Solinst; cada sistema com quatro portas de monitoramento nas profundidades identificadas. O sistema Waterloo usa: componentes modulares que formam uma base de revestimento selada feita de PVC de vários comprimentos, packers expansíveis, portas de monitoramento de aço inoxidável e um colector superficial no topo do poço. Isso permite o arranje preciso de portas em zonas de monitoramento precisas.

Instalação de Sistema Waterloo

Em cada porta de monitoramento, a GZA instalou um transdutor de fio vibratório para monitorar as flutuações do nível da água, bem como uma bomba pneumática de válvula dupla para amostragem das águas subterrâneas.

Com o passar do tempo, os dados obtidos através da amostragem zonas discretas das águas subterrâneas e do monitoramento hidráulico forneceram dados de alta resolução que permitiram delinear a extensão horizontal e vertical do declive da pluma. Estes dados em 3D forneceram uma imagem mais clara do subsolo e foram usados para decidir o melhor posicionamento do sistema de bombeamento e tratamento.

Observou-se que algumas das principais lições aprendidas durante este projecto incluíram a importância e o valor da amostragem e monitoramento através de zonas discretas e o reconhecimento da resposta hidráulica superficial em relação à resposta hidráulica profunda em bases rochosas - ambos conseguidos pelo uso de sistemas multiníveis de monitoramento.

A Solinst agradece Richard Carlone, Anthony Urbano, e Edward Summerly da empresa GZA por compartilharem os detalhes de seu projeto.

Conheça mais sobre os sistemas multiníveis disponíveis e suas facilidades, clicando aqui e entre em contato conosco através do telefone: (19) 3825-1991 ou do e-mail: vendas@agsolve.com.br para verificar como esta tecnologia pode se adaptar melhor ao seu projeto.

Fonte: On The Level Newsletter, Solinst

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp