Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Notícias > Mensurando a qualidade da água na agricultura

Publicado em 28/09/2015
Mensurando a qualidade da água na agricultura

(Foto: Acervo Flickr)

 

Com uma rapidez devastadora em comparação à capacidade de renovação do ciclo hídrológico atual, a população mundial exige cada vez mais dos recursos hídricos disponíveis. Principalmente em atividades envolvendo a produção de alimentos e demais funções agrícolas.

 

A qualidade destes recursos, por sua vez, se torna cada vez mais decrescente e a necessidade de medidas de monitoramento e análise deles apresenta-se indispensável para a integração dos procedimentos padrões de avaliação dos parâmetros de qualidade da água.

 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70% do consumo mundial de toda a água potável captada é utilizado na agricultura, enquanto atividades industriais utilizam apenas 20% e o uso doméstico apenas 10%. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), no Brasil, este consumo para as atividades agrícolas chega a 72%, tornando necessário o gerenciamento sustentável tanto em estratégias de conservação, controle de qualidade e manejo adequado da água.

 

Sendo grande usuária de recursos hídricos e responsável pelo atendimento às demandas crescentes de produção de alimentos da população, a agricultura, sofre com a falta de planejamento para gerência da água e também com a degradação da mesma, um fato preocupante, onde no Brasil existem dados de que a água pode conter 22 tipos de agrotóxicos, 13 de metais pesados, 13 de solventes e 6 de desinfetantes.

 

Parâmetros como salinidade, pH, Na, Ca, NO3, entre outros, devem ser aferidos com mais afinco, garantindo ao agricultor uma solução mais adequada para que no processo existam menos perdas e desperdícios, para isso, tratamentos, ações de redução e eliminação de poluentes e contaminantes possam ocorrer.

 

Soluções

 

Para a análise química e biológica da água o método mais indicado é o monitoramento por meio de sondas para a análise de qualidade da água. Elas aferem em tempo real os dados necessários e produzem gráficos para diagnósticos detalhados das ocorrências. A Ag Solve possui tecnologias exclusivas em sua linha de sondas, oferecendo equipamentos da linha Aquaread, como as sondas AP-700, 800 e 2000. E sistemas da linha Chelsea, como os fluorímetros Trilux, Unilux e estações de monitoramento em tempo real que podem ser anexadas a eles para análise de demanda bioquímica de oxigênio, capazes de diagnósticos extremamente complexos, garantindo a melhor qualidade da água para o abastecimento dos campos agrícolas.

 

Por Andressa Lemos

 

Fontes: (Tera Ambiental, Organização das Nações Unidas (ONU-Água), Agência Nacional de Águas , Portal EBC Notícias, Portal BBC, Embrapa, Informe Agropecuário - Artigo: Qualidade da água na agricultura e no ambiente -  BRITO e ANDRADE)

 

 

Precisa de ajuda para escolher a melhor solução para sua aplicação?

Nossos especialistas podem ajudá-lo. Entre em contato.

Fale Conosco
WhatsApp