|
Novembro 2008
Ano II - nº17 |
|
|
Divulgação Bisco Environmental |
|
INOVAÇÃO
Embora consultorias ambientais possam montar sistemas de remediação para realizar projetos de remediação por MPE, Air Sparging, SVE, oxidadores catalíticos e Air Strippers, somente uma indústria especializada pode desenvolver e integrar máquinas exclusivas para solucionar problemas específicos de contaminação em águas e solos. A afirmação é de Mauro Banderali, diretor da empresa de remediação e monitoramento ambiental Ag Solve. “Ao juntar peças já fabricadas, sem o dimensionamento correto para o caso a ser trabalhado, as áreas degradadas ficam ainda mais vulneráveis a contaminação, com risco, inclusive, de explosões, por exemplo. Uma máquina bem projetada faz toda a diferença em um processo de remediação, pois assegura o bom funcionamento do sistema, tornando possível agilizar as ações corretivas”, garante ele.
|
|
|
|
|
|
LOW FLOW
Com o intuito de minimizar erros de amostragem em águas subterrâneas, durante estudos e trabalhos de remediação, em janeiro de 2006 entrou em vigor a exigência da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que prevê o uso do método de amostragem de baixa vazão, também conhecido como Low Flow.
|
|
NOVIDADE
A turbidez representa uma importante propriedade ótica que mede como a água dispersa a luz. Uma propriedade que varia de acordo com a quantidade de sedimentos não-dissolvidos suspensos na água. Ela aumenta de acordo com a quantidade de material particulado em suspensão. A turbidez da água pode ser causada por vários motivos.
|
|
|
|
|
|
 |
|
ESPAÇO AMBIENTAL
“As possibilidades de criação de peças artísticas com o vidro são imensuráveis”, garante Humberto Nalesso Muñoz, vice-presidente da ONG Cosmética Beleza & Cidadania, sediada em São Paulo, Capital. A ONG é responsável pelo Projeto Bela Beleza Belíssima, que há 5 anos transforma garrafas e potes de vidro em peças de artesanatos, bijuterias, peças de vestuário, entre outros produtos. Ao todo, são 25 profissionais envolvidos no projeto - 20 mulheres e 5 homens.
|
|
|
|
|
|
O skimmer é um equipamento desenvolvido para efetuar a remoção de contaminantes refinados de petróleo, como gasolina, diesel e outros hidrocarbonetos, em águas e solos degradados. “Mas para cada tipo de contaminante existe um skimmer diferente” alerta Felipe Pacheco, do Departamento Técnico Ag Solve. Por isso, antes da escolha do equipamento, deve-se avaliar o tipo de produto que será bombeado e suas propriedades. Um ponto fundamental na hora da escolha do skimmer é saber a densidade e viscosidade do produto. “Isto porque é necessária a substituição do filtro responsável pela absorção do produto para um melhor desempenho do equipamento”, afirma o técnico.
|
|
|
|
|
|
|
|
 © 2008 Ag Solve Monitoramento Ambiental. Todos os direitos reservados. |
|
| |
Informativo mensal on-line de circulação externa da Ag Solve Monitoramento Ambiental. Permitida a reprodução dos textos, desde que citada a fonte. Fotos só poderão ser usadas mediante autorização por escrito da empresa. Esta mensagem não é um SPAM. Caso não queira mais receber nosso informativo eletrônico, basta responder esta mensagem, inserindo no campo "Assunto" (Subject) a palavra REMOVER e seu e-mail será excluído do nosso cadastro. infoAmbiental é uma marca registrada da Ag Solve Monitoramento Ambiental. |
|