Atendimento ao cliente:
(19) 3318-3510 / 3825-1991
Bem-vindo
Faça seu login ou cadastre-se
 
 
Busca
 
Suporte
Suporte
Dicas & Soluções
Quais são as vantagens de manter minha estação meteorológica calibrada?
22/06/2017

Foto: Arquivo Ag Solve

Para manter uma Estação Meteorológica com um funcionamento preciso e de alta durabilidade, é essencial que regularmente sejam feitas manutenções e calibrações dos parâmetros medidos por ela.

A calibração é uma tarefa indispensável que pode evitar diversas disfunções futuras em relação a acurácia de sensores, possíveis falhas de transmissão e inconvenientes diante de órgãos reguladores que exigem dados legítimos e assíduos dos equipamentos de medição meteorológica.

Garantindo um Funcionamento de Qualidade

O bom funcionamento de uma estação meteorológica pode ser garantido com alguns procedimentos preventivos que devem ser realizados com frequência regular. As ações devem ser feitas de duas formas bimestralmente em função da limpeza do equipamento e anualmente para a verificação das condições gerais dos sensores e para sua calibração.

 

O que a Falta de Calibração Pode Acarretar?

A falta de manutenção preventiva e calibração das estações meteorológicas pode acarretar diversos problemas, principalmente a ausência ou incerteza dos valores indicados por ela. Além disso, decorrente a esta falta de aferição, problemas com atendimento a licenciamentos e Termo de Ajustamento de Conduta com órgãos ambientais podem ocorrer, dificultando a operacionalização das plantas produtivas e comprometendo setores de Pesquisa e Desenvolvimento ou pesquisas de áreas acadêmicas que possuem o equipamento.

 

Dando a Atenção Necessária

Preferencialmente, as calibrações devem ser realizadas anualmente, em função das severas condições de campo em que as estações meteorológicas ficam expostas. Em muitos casos, a radiação solar e a exposição de componentes acelera a degradação de peças e alguns acessórios que são elementares para uma boa medição do equipamento, como é o caso do mini abrigo de temperatura e umidade do ar.

Vale ressaltar que o pluviômetro também requer atenção especial, principalmente contra insetos e detritos que podem obstruir as vias de drenagem do funil do equipamento e fatores como o acúmulo de poeira e particulados atmosféricos que podem causar o desbalanceamento de seu mecanismo de medição. Além dessas ocorrências, também é possível citar incidentes como aves que se chocam contra os sensores mais sensíveis, alterando as condições de operação da estação em campo e afetando as medições. Portanto, é essencial que as verificações técnicas sejam feitas.

 

Equipamentos de Alta Durabilidade

As estações meteorológicas Ag Solve são sistemas semi-autônomos de aquisição e monitoramento de parâmetros climáticos. Projetadas para a garantia de uma vida útil em campo entre 15 a 25 anos, elas operam sem a necessidade de interferência do operador, armazenam dados internamente e, quando configuradas, também transmitem os dados a softwares personalizados que coletam e tratam as informações. Estes softwares configuráveis são exclusivos da Ag Solve e oferecem grande variabilidade de comunicações e integração aos ambientes de tomada de decisão, seja por telas web, seja pela construção de grandes bases de dados junto aos seus clientes.

 

Por Andressa Lemos

 

 
 
 
Mapa do site
 
• Empresa
• Produtos
• Serviços
• Aplicações
• Informações
• Notícias
• Contato
 
Atendimento ao cliente
 
Fone: (19) 3318-3510 / 3825-1991
Horário de atendimento: das 7h30 às 17h15
Rua Oswaldo Cruz, 764 - Indaiatuba - SP
CEP 13334-010
   
Nossos e-mails
 
informações: agsolve@agsolve.com.br
financeiro: atendimento@agsolve.com.br
marketing e vendas: vendas@agsolve.com.br
suporte técnico: sac@agsolve.com.br
 
 
  Na AgSolve você pode pagar com: Ag Solve nas redes sociais:  
© 2017 - Ag Solve Monitoramento Ambiental - CG Propaganda