Cadastre-se ou faça login     Youtube LinkedIn Twitter Facebook Instagram

Dicas e Soluções > Quais os cuidados que devo tomar com as Sondas Aquaread?

Publicado em 15/06/2015
Quais os cuidados que devo tomar com as Sondas Aquaread?

Com que frequência a calibração deve ser realizada?

Sugere-se que se faça a calibração completa do equipamento todo mês, contudo, se deseja uma maior precisão, a calibração deverá ser feita antes de cada uso.

 

Quais sensores precisam de maior atenção?

Normalmente, os sensores eletroquímicos são os que mais precisam de cuidado, ou seja, os sensores de pH e os sensores ISE. Estes devem ser checados, umidecidos e calibrados com frequência para que sua acurácia seja mantida em todas as medições.

O sensor de PH, em especial, deve ser verificado de 2 em 2 semanas, principalmente quando armazenado e não utilizado. Ele deve ser mantido sempre úmido para que seu gel interno não resseque e problemas futuros sejam evitados.

Os sensores óticos costumam manter sua calibração por um tempo maior e se alteram pouco, por essa razão, podem ser acompanhados uma única vez por mês.

 

Qual o procedimento para armazenar as sondas e os sensores?

Sempre guarde a sonda completa na maleta de transporte original. E assegure que a hidratação do sensor pH seja mantida, os cabos de conexão sejam armazenados de forma que não se criem fricções e que as pilhas do display sejam retiradas após o uso dele.

 

Para armazenar o sensor de PH

Coloque 3 gotas da solução SS-25 na tampa do sensor todas as vezes em que for mantê-lo guardado e verifique a cada duas semanas para ter certeza de que ainda haja umidade no sensor.

 

Para armazenar o sensor de OD galvânico

Os sensores galvânicos de OD, comuns nas sondas AP 700 e 800, devem ser armazenados sem seu cap para que sejam evitados acúmulos de resíduos e oxidação do sensor, portanto, todas as vezes em que as sondas forem guardadas por longos períodos, é necessário que eles sejam armazenados em local seco, refrigerado e essencialmente sem seu cap.

 

Qual a vida útil de cada sensor?

A vida útil do sensor de pH/ORP é de 12 meses.

A vida útil dos sensores ISE possui estimadamente uma duração de 1000 horas 'úmidas'. O sensor ótico não possui vida útil, pois não há nada que expire dentro dele.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: sac@agsolve.com.br para mais informações.
 

Precisa de um atendimento personalizado?

Fale com um de nossos especialistas.

Fale Conosco
WhatsApp